>
Madeira

CDU denuncia falta de recursos humanos nos Sapadores de Santa Cruz

None

A CDU alertou hoje, 8 de Março, em Santa Cruz, a necessidade de a Câmara Municipal abrir concurso para a contratação de operacionais para a Corporação de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz.

Ricardo Lume entende que o trabalho desenvolvido pelos bombeiros são fundamentais para garantir a segurança de pessoas e bens e, por isso, as corporações devem estar dotadas de todos os meios necessários.

O deputado comunista realça o trabalho desenvolvido pelos Sapadores de Santa Cruz, mas adverte que ao longo das últimas duas décadas, esta corporação não teve “reforço de operacionais para dar resposta às necessidades das populações”.

“A última escola de formação de bombeiros nesta corporação realizou-se há 21 anos, situação que tem vindo a agravar a falta de recursos humanos, assim como não tem garantido o rejuvenescimento dos quadros dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz”, alertou, constatando que hoje existem apenas 55 operacionais nesta Corporação, número “insuficiente para dar resposta às necessidades de protecção civil do concelho”, sendo a média de idade dos 55 bombeiros desta corporação “superior aos 45 anos”, não havendo nenhum com idade inferior aos 40 anos.

Ricardo Lume criticou o facto de o executivo da Câmara Municipal de Santa Cruz, liderado pelo JPP há cerca de sete anos, ter anunciado por várias vezes a “intenção de lançar concurso para a formação de novos bombeiros”, mas nunca “passou das intenções”.

A CDU considera fundamental garantir imediatamente a abertura do concurso para a formação de bombeiros para dar resposta há falta de recursos humanos existente na Corporação de Bombeiros Sapadores de Santa Cruz”.

Fechar Menu