Mundo

Recuperados corpos de dois mineiros presos em mina artesanal na Nicarágua

None

Os corpos de dois mineiros que um deslizamento de terras deixou presos, na sexta-feira, dentro de uma mina artesanal de ouro no sul da Nicarágua foram recuperados hoje pelas equipas de salvamento, anunciaram as autoridades.

"Nesta fase, recuperámos dois corpos identificados como os de Israel Sequeira e Santos Herrera", ambos da região do Rio San Juan, onde ocorreu o acidente, disse um funcionário do governo local, Johnny Gutierrez, através da página oficial El 19 Digital.

O mesmo responsável adiantou que as buscas, que envolvem bombeiros, polícia e Exército, vão continuar pelo menos até domingo.

Pelo menos 10 pessoas à procura de ouro ficaram presas nesta mina artesanal, na sexta-feira, surpreendidas por um deslizamento de terras dentro de um túnel, noticiaram os meios de comunicação locais.

A Rádio Ya relatou que a queda de rochas na sexta-feira de manhã tinha "enterrado" 10 pessoas dentro do túnel.

O diário La Prensa, por seu lado, noticiou que, segundo testemunhas, havia pelo menos 15 pessoas presas dentro da mina.

Segundo a primeira-dama da Nicarágua, Rosario Murillo, o acidente ocorreu numa mina localizada no município de La Esperanza, no departamento sul de Rio San Juan, mais de 200 quilómetros a sudeste da capital.

Estima-se que a Nicarágua tem cerca de 3.000 mineiros artesanais além dos 5.000 empregados pelas empresas mineiras estabelecidas no país.

Fechar Menu