Desporto

FC Porto, Benfica e Sporting de Braga vão 'nadar' com 'tubarões' europeus

None

O FC Porto vai enfrentar, nos oitavos de final, um dos 'tubarões' da Liga dos Campeões de futebol, enquanto a tarefa de Benfica e Sporting de Braga também se afigura difícil nos '16 avos' da Liga Europa.

Por terem terminado no segundo lugar do grupo C da 'Champions', os 'dragões' não serão cabeças de série e vão integrar o 'pote 2' do sorteio da próxima segunda-feira, em Nyon, na Suíça, tendo pela frente um adversário do 'pote 1', no qual vão estar as oito equipas que venceram os grupos.

Desta forma, os campeões nacionais vão defrontar uma de sete equipas cabeças de série: Bayern de Munique (vencedor do grupo A), Real Madrid (B), Liverpool (D), Chelsea (E), Borussia Dortmund (F), Juventus (G) ou Paris Saint-Germain (H).

De acordo com as regras da UEFA, o FC Porto só não poderá cruzar-se com o Manchester City, tendo em conta que os 'citizens' fizeram parte do mesmo grupo dos 'azuis e brancos', no qual terminaram no primeiro posto. O regulamento impede ainda que se enfrentem equipas do mesmo país nos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Além do FC Porto, integram o 'pote 2' Atlético de Madrid (segundo classificado do grupo A), Borussia Moenchengladbach (B), Atalanta (D), Sevilha (E), Lazio (F), FC Barcelona (G) e Leipzig (H).

Se a tarefa dos 'dragões' na principal competição europeia de clubes não se afigura fácil, o caminho de Benfica e Sporting de Braga prevê-se igualmente 'espinhoso', tendo em conta que vão estar inseridos no 'pote 2' do sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa, que também se realiza na próxima segunda-feira.

As duas formações lusas terminaram em segundo lugar nos respetivos grupos e não serão cabeças de série, pelo que têm como possíveis adversários os primeiros colocados dos grupos da Liga Europa, além dos quatro melhores terceiros colocados da Liga dos Campeões (Shakhtar Donetsk, Ajax, Club Brugge e Manchester United), todos integrados no 'pote 1'.

Do lote de equipas do 'pote 1', o Benfica só não poderá defrontar o Rangers, que venceu o grupo dos 'encarnados', enquanto o Sporting de Braga evita o Leicester pela mesma razão. Contudo, as 'águias' podem calhar em sorte com os ingleses e os bracarenses podem defrontar os escoceses.

Roma (treinada por Paulo Fonseca), Arsenal, Bayer Leverkusen, PSV, Nápoles, AC Milan, Villarreal, Tottenham (de José Mourinho), Dinamo de Zagreb, Hoffenheim, Shakhtar Donetsk (comandado por Luís Castro), Ajax, Club Brugge e Manchester United, todos cabeças de série, são os outros possíveis oponentes de lisboetas e minhotos nos '16 avos'.

Fora do caminho de Benfica e Sporting de Braga ficam os emblemas do 'pote 2', que inclui os restantes segundos colocados (Young Boys, Molde, Slavia de Praga, Granada, Real Sociedad, Lille, Maccabi Telavive, Antuérpia, Wolfsberger e Estrela Vermelha) e os quatro piores terceiros classificados da fase de grupos da Liga dos Campeões (Salzburgo, Olympiacos, Krasnodar e Dinamo de Kiev).

O sorteio dos oitavos de final da Liga dos Campeões está agendado para 14 de dezembro, a partir das 11:00 (hora de Lisboa), em Nyon, e uma hora depois (12:00) iniciar-se-á o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa.

Fechar Menu