Madeira

JPP acusa Governo PSD/CDS de continuar a "enganar pensionistas e reformados”

None

O Juntos pelo Povo (JPP) reagiu esta manhã ao 'chumbo' do PSD/CDS à proposta do JPP de criação de um complemento para os pensionistas e reformados.

Numa conferência de imprensa, que decorreu na Assembleia Legislativa da Madeira, Élvio Sousa acusou o Governo PSD/CDS de continuar a "enganar pensionistas e reformados”, dizendo que “cerca de 350 idosos que já recebem esse complemento", quando "nem tem esse nome".

"Até ao momento, não houve qualquer publicitação, nem qualquer informação sobre formas de candidatura. O Governo está a utilizar programas em curso e que foram criados para apoiar famílias que perderam rendimentos com a situação de pandemia, quer seja por desemprego, quer seja por layoff, para dizer que afinal, estão a atribuir o complemento aos idosos”, sutenta.

“Lamentamos mais esta forma de engano aos pensionistas e reformados, com a informação de que está a ser atribuído um complemento de pensão, tal como a promessa eleitoral deste Governo, mas que não foi objecto de publicitação, de informação clara, de promoção junto dos serviços locais para que se possa efectivamente abranger o real número de idosos com baixos rendimentos”.

O líder parlamentar lembra que "são cerca de 12 mil pensionistas e reformados que têm direito a este complemento, na ordem dos 60 euros mensais" e que o mesmo havia sido "prometido pelo próprio vice-presidente do Governo".

Élvio Sousa observa ainda que "a elevada burocracia nos procedimentos associados à candidatura destes programas “torna-se ainda mais complexo" para a população idosa. No seu entender, "o complemento de pensão deveria ser atribuído automaticamente, pela própria Secretaria da Inclusão, tendo por referência a análise e os dados que a própria Segurança Social detém.

Fechar Menu