Coronavírus Madeira

"No momento actual não temos nenhum caso de covid-19 no Porto Santo"

A garantia é dada pelo delegado de saúde da 'ilha dourada', Rogério Correia

None

O delegado de saúde do Porto Santo afirma que não há actualmente casos de covid-19 na 'ilha dourada'

“No momento actual não temos nenhum caso de covid-19", diz Rogério Correia

O que aconteceu efectivamente, segundo o delegado de saúde local, algo que que tem gerado alguma especulação, é que ”esteve uma pessoa no Porto Santo, no início deste mês, e que ao regressar a casa fez um exame de rotina e acusou positivo à covid-19".

“Como a pessoa esteve aqui ficámos alarmados com a situação e isolámos todas pessoas que tiveram contacto com esse doente covid" Rogério Correia, delegado de saúde do Porto Santo

“Isolámos e fizemos testes, e os testes efectuados a todos os contactos desse doente covid foram negativos”. 

No momento actual no Porto Santo “são treze pessoas que estão isoladas preventivamente, para depois repetir o teste, e se forem negativos vão ter alta, em princípio não vão positivar”. No momento actual, repetiu o médico, “ não há nenhum caso de covid-19".

No entanto, se um deles positivar, “que eu não acredito que vá acontecer, será um caso que está isolado e não constitui nenhum risco para a ilha”. 

Todo o mundo está numa fase crescente da pandemia, e a Madeira não foge à regra: “Eu julgo que o Porto Santo vai continuar a ter nas próximas semanas  zeros casos, “ disse o também director do centro de saúde. 

Delegado de saúde deixa alertas

“O meu alerta continua a ser às pessoas que entram e que saem". E acrescentou: “Devemos fazer o mínimo de viagens possíveis, devemos evitar festas".

As saídas do Porto Santo “só em casos imprescindíveis”, disse Rogério Correia.

“O ponto crucial do Porto Santo será no período de Natal, em que muitos familiares vêm a casa passar a quadra, aí é importante que venham com o teste negativo e alguns deles vão ter repetir no quinto dia e pode haver a possibilidade de algum isolamento, se nós nos portamos de acordo com as regras que estão estabelecidas, julgo que pandemia não chegará, ou se houver não será uma rede transmissão, que não consigamos controlar”.   Rogério Correia, delegado de saúde do Porto Santo
Fechar Menu