Madeira

PS-M chama secretário do Mar e Pescas ao Parlamento

None

O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira deu entrada, na passada semana, na Assembleia Legislativa Regional, a um pedido de audição ao secretário regional do Mar e Pescas, com vista a obter esclarecimentos sobre diversos problemas que afetam o setor.

Esta manhã, em conferência de imprensa realizada na baía de Câmara de Lobos, a deputada Elisa Seixas explicou que o Grupo Parlamentar reuniu-se recentemente com a Coopesca, que deu conta das preocupações dos profissionais do setor, em relação às quais os deputados socialistas querem resposta por parte de Teófilo Cunha. Algumas das questões apontadas têm a ver com a renovação da frota de barcos espadeiros e, eventualmente, o abate de alguns, os problemas relacionados com o funcionamento da lota e o prometido complemento salarial para fazer face às consequências da pandemia.

Aliás, a deputada adiantou que o PS apresentou também um voto de protesto pela morosidade em relação à atribuição desta ajuda, lembrando que "estas pessoas estão desde março à espera de respostas". "O apoio foi anunciado em maio e, entretanto, já passou este tempo todo e ainda não viram um tostão que seja na sua conta", denunciou Elisa Seixas, dando conta que, então, foi anunciado um apoio na ordem de 1.250.000 euros.

A parlamentar recordou que, na altura, o secretário com a tutela das Pescas disse que, ao contrário da Europa, que reunia muito e decidia pouco, o Governo Regional decidia bastante. "Pelos vistos, cumpre pouco, porque já passaram imensos meses", criticou a socialista, advertindo que "as pessoas comem todos os dias" e não apenas a partir de novembro. "As pessoas cumpriram a sua parte do acordo, que era reduzirem as saídas para o mar e entregarem toda a documentação", afirmou Elisa Seixas, acrescentando que o processo atrasou, que essa mesma documentação caducou e que estas terão de recomeçar tudo de novo. "Isto significa que os armadores, pescadores e apanhadores vão ter de voltar a pagar para terem a documentação que já tinham metido antes", sustentou, acusando o Executivo de andar a "brincar com as pessoas e com as famílias de 750 profissionais da pesca".

Por isso, um dos objetivos da chamada do secretário regional ao Parlamento é, precisamente, esclarecer quais as razões para este atraso.

Fechar Menu