None
Madeira

Ajude António Ferreira e outros 354 a encontrar um dador de medula óssea

Saiba como ser dador, um gesto simples, sem custos, nem riscos acrescidos e que pode ajudar a salvar uma vida

Em Agosto passado, o DIÁRIO deu a conhecer a história António Ferreira, um emigrante madeirense em Jersey que procura dador de medula compatível para curar cancro raro. A espera arrasta-se há três anos e a covid-19 veio dificultar ainda mais a situação. Uma história para ler na rubrica ‘Lista de Espera’ da edição impressa de hoje do nosso matutino

Diário de Notícias Madeira | Homepage

Diário de Notícias | Homepage

António Ferreira foi diagnosticado com Síndrome de Sézary, um tipo raro de linfoma cutâneo de células T – que provoca dor, comichão, sensação de ardor e vermelhidão da pele. Veja as fotos:

Descarregue e leia na íntegra o primeiro artigo publicado no DIÁRIO em Agosto:

Como ser dador?

Quem desejar inscrever-se como dador de medula óssea e assim ajudar António Ferreira ou outras pessoas na mesma situação, pode fazê-lo, quer esteja no Reino Unido ou em Portugal.

No Reino Unido, o registo pode ser feito pela Internet na associação DKMS:

Os voluntários – que têm de ter entre 17 e 55 anos – recebem em casa um 'kit' para retirar uma amostra de saliva, o que é feito em poucos minutos e de forma semelhante ao teste da covid-19. Esta amostra será analisada para identificar o perfil genético, o qual será adicionado a uma base de dados de alcance mundial, podendo o potencial dador ser chamado para ajudar António Ferreira ou outra pessoa numa situação semelhante.

Alternativamente podem registar-se como dadores na Fundação Anthony Nolan:

Join the stem cell register

If you’re between 16 – 30 and in good health, you can sign up to the Anthony Nolan register (you’ll stay on it until you turn 61).

A única diferença em relação ao anterior é que este site só aceita o registo de pessoas entre os 16 e os 30 anos de idade, que permanecem no registo até aos 60 anos, a menos que peçam para ser retirados antes (o que também acontece na DKMS).

De referir que a inscrição em qualquer uma destas plataformas dispensa o registo na outra.

Em Portugal, basta consultar o site da Associação Portuguesa Contra a Leucemia e ver a informação para a sua área de residência:

Os residentes na Madeira deverão recorrer ao Serviço de Banco de Sangue no Hospital Dr. Nélio Mendonça, cujo serviço tem um contacto directo através do número 291 705 750 e funciona entre as 9 e as 13 horas.

Registar-se como potencial Dador de Medula óssea implica apenas preencher um impresso [disponível no local ou on-line em: http://ipst.pt/index.php/cedace-mo/cedace-ser-dador/cedace-info] e tirar uma pequena amostra de sangue (12 ml), que posteriormente é analisada. É ainda necessário apresentar o BI/cartão de cidadão na altura da inscrição.

Feita a recolha de sangue, passa automaticamente a integrar a Base Nacional de Dadores de Medula Óssea (CEDACE) e a Base Mundial: BMDW, Bone Marrow Donors Worlwide; Uma vez registado como potencial dador poderá ser chamado para salvar alguém, em Portugal ou no estrangeiro, até aos 55 anos de idade.

Quem pode ser Dador?

Para ser dador de medula óssea em Portugal tem de ter entre 18 e 45 anos, o peso mínimo de 50 quilos, altura superior a 1,50 metros, ser saudável e nunca ter recebido uma transfusão de sangue, desde 1980. Esta inscrição só se faz uma vez e é válida até aos 55 anos.

Quem não se pode registar como Dador de Medula óssea no Registo Português?

Não poderá registar-se como Dador de Medula Óssea se tiver pelo menos uma das seguintes condições:

  • Idade inferior a 18 anos ou superior a 45 anos;
  • Altura inferior a 1.50m; 
  • Peso inferior a 50kg;
  • Obesidade Mórbida, mesmo nos casos de colocação de Banda ou Bypass Gástrico;
  • Patologia Cardíaca;
  • Hepatite B ou C, alguma vez na vida;
  • Doença Oncológica;
  • Transfusão de sangue depois de 1980;
  • Doenças Auto-imune (Artrite Reumatóide, Lúpus);
  • Doenças infecto-contagiosas;
  • Insuficiência renal; Patologia da Tiróide;
  • Diabetes;
  • Anemia Crónica;
  • Hérnia Discal;
  • Fibromialgia;
  • Glaucoma;
  • Não compreender a língua portuguesa tanto na sua forma oral como escrita;
  • Não ter residência estabelecida em Portugal.

Como é feita a colheita?

A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes: por punção dos ossos da bacia (requer geralmente anestesia geral e uma breve hospitalização) ou por uma técnica chamada citaférese, na qual é possível colher as células a partir de veias periféricas no braço, num processo rápido e simples (que implica que o dador tome previamente um medicamento que é um factor de crescimento que vai fazer aumentar a produção de células progenitoras no sangue).

Custos e Riscos

Doar medula óssea não tem risco, nem acarreta sofrimento físico para o dador (no caso da colheita ‘tradicional’ o dador poderá eventualmente sentir alguns incómodos no local da picada durante um ou dois dias).

Uma vez que a medula é um tecido que se regenera rapidamente, é possível fazer mais do que uma dádiva.

Além disso, não serão efectuados quaisquer pagamentos a um potencial dador de medula óssea, que pode igualmente desistir em qualquer altura da sua participação no CEDACE.

Ajude a Mariana a encontrar um dador de medula óssea

Nem os pais, nem o irmão, são dadores compatíveis e à medida que o tempo passa cresce a angústia da família

Tânia Cova , 12 Outubro 2020 - 18:00

Fechar Menu