Madeira

IFCN limpa caminho florestal em Santo António

None

A secretária regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, acompanhou a limpeza de um caminho florestal nas serras de Santo António.  Uma intervenção que faz parte dos cerca de 200 quilómetros que o Governo Regional, através do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), realiza anualmente em todos os concelhos da Região. Ao todo são investidos 140 mil euros na limpeza de caminhos florestais sem contar com os meios do IFCN.

Segundo explicou Susana Prada durante a visita, a limpeza do caminho florestal em curso contempla igualmente o controlo de invasoras.

“Ao todo vamos limpar cerca de 200 quilómetros de caminhos florestais controlando igualmente as invasoras. Intervenções que são realizadas com recurso a empresas especializadas e com os próprios meios do IFCN, durante todo o ano” explicou a governante.

Com a limpeza dos caminhos florestais é garantida a segurança da população, na medida em que permite um melhor acesso de viaturas de combate a incêndios e outras de socorro, permite o acesso da população à serra, além de funcionar como aceiro em caso de incêndio.

Além da limpeza dos caminhos florestais, o IFCN tem procedido à desmatação da vegetação existente no caminho e bermas de modo a evitar ignições e a propagação de fogo.

Fechar Menu