Madeira

PS-M manifesta pesar pela morte de Helena Marques

None
Foto Thomas Meyer / Global Imagens

O Partido Socialista-Madeira manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Helena Marques.

Numa nota enviada à redacção, o partido recorda o percurso da jornalista e escritora com uma forte ligação à Madeira, terra dos pais.

Nascida em Carcavelos, Helena Marques dedicou-se ao jornalismo, profissão que exerceu durante 36 anos, começando no Diário de Notícias da Madeira e terminando no Diário de Notícias de Lisboa, do qual foi diretora-adjunta.

“O seu percurso pelo jornalismo valeu-lhe, em 1986, o prémio Jornalista do ano, da Revista Mulheres, e o Gazeta de Mérito, em 2013. Enquanto escritora, ficou conhecida por diversas obras, a primeira das quais ‘O Último Cais’, de 1992, que lhe valeu o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, o Prémio Revista Ler/Círculo de Leitores, o Prémio Máxima de Revelação, o Prémio Procópio de Literatura e o Prémio Bordallo de Literatura da Casa da Imprensa”, adianta a nota, referindo outros títulos, como  ‘A Deusa Sentada’, ‘Terceiras Pessoas’, ‘Os Íbis Vermelhos da Guina’, ‘Ilhas Contadas’ e ‘O Bazar Alemão’, que fizeram de Helena Marques uma das escritoras portuguesas consagradas.

Em 2001, a escritora e jornalista foi agraciada com o grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

Ao seus familiares e amigos, o Partido Socialista-Madeira endereça as mais sentidas condolências.

Fechar Menu