Madeira

Idalino Vasconcelos incrédulo com a TAP

Notícia do DIÁRIO de hoje gera insatisfação do presidente da Câmara do Porto Santo

None

O presidente da Câmara do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, não ficou nada satisfeito ao saber da decisão da TAP em suspender os voos directos para a ilha dourada., conforme revela o DIÁRIO ma sua edição de hoje.

O autarca confessa estar "incrédulo" com a não realização dos dois voos semanais directos, à quinta e ao domingo, no Inverno IATA. até porque estava a contar com o impacto que os mesmo teriam na economia.

“Quando na passada semana tivemos a notícia de que a TAP ia fazer dois voos semanais, e que já tínhamos vindo a reclamar e a reivindicar há muito tempo, ficamos muito satisfeitos, porque seria um voo à quinta e um outro ao domingo, o que seria importante para a nossa pequena economia. Iriam trazer muitas pessoas, muitas poderiam fazer um fim-de-semana prolongado, seria uma boa experiência e  iria animar e dar mais força à nossa economia”, opina.

Poucas reservas "devido aos preços"

A TAP argumenta que suspende os voos por falta de procura. Idalino Vasconcelos acredita que haja poucos passageiros, mas culpa a companhia, "porque com os preços que são praticados, ninguém compra". "Vejam só o que eles esta semana propuseram para o Brasil, oferecendo viagens para crianças e para o Porto santo, são preços que ninguém pode comprar. Agora se tivessem preços acessíveis, com preços entre os 120 e os 180 euros, claro que muitas pessoas iam aderir e vir assim à ilha dourada", opina.

Com voos a menos de 100 euros, o DIÁRIO revela hoje que a TAP suspende a operação dada a ocupação irrisória das aeronaves, com o ‘load factor’ a variar entre os 3,7% e os 0,4%, para viagens entre Novembro e Fevereiro.

Mesmo assim o presidente da autarquia alega que os operadores turísticos "já estavam a organizar-se para programar férias na ilha no inverno”. Por isso, acredita que a TAP ainda “vai rever esta situação e vai repor pelo menos o voo de domingo”.

Alerta para o facto da TAP ter outros aparelhos que poderiam substituir os AIRBUS, como os ATR 600. "Eles têm dois tipos de aparelhos muito bons para o Porto Santo, que são os ATR 600, que fazem os voos Lisboa-Porto, têm dez voos diários, a preço de comboio, como temos vindo a dizer, e há também um Foker 100 – com capacidade para cem pessoas, e seria assim o ideal para o Porto Santo”.

Tratamento inadmissível

O autarca não entende a maneira como a TAP tem tratado o Porto Santo nestes últimos anos, forma que considera "inadmissível, uma vez que os nossos únicos são os transportes aéreos e marítimos”.

Quanto à solução que a TAP propõe para quem quer ir a Lisboa - apanhar um voo da Binter para o Funchal, fazer ligação para Lisboa, depois fazer vice-versa, Idalino Vasconcelos, já vê como uma solução, mas se a TAP suportar a diferença do bilhete da BINTER. 

Fechar Menu