Artigos

Cabeça, tronco e membros!

Para variar um pouco sobre temas como, a pandemia e a política, que ocupam 98,99 % das informações e das notícias, hoje vou mandar umas dicas sobre os componentes do corpo humano.

Vou começar pelos membros, que têm a maior mobilidade de todo o corpo, permitindo-nos executar inúmeras tarefas, umas úteis e indispensáveis, outras menos aceitáveis e até menos dignas. Utilizando os membros, podemos abraçar, aproximar, relacionar, fazendo amizades, podemos correr e saltar ... e podemos maltratar, agredir, iniciar e prolongar conflitos ou batalhas. Devemos realizar a sua manutenção e assim trabalhá-los, fazendo exercícios - importantes para manter a força, a agilidade, o equilíbrio - que depois podem ser úteis para a nossa actividade laboral, quando assim o for exigido. Os membros podem ser decorados, mais vulgarmente com anéis, com pulseiras, mais raramente com pinturas, nas unhas ou na pele, mais conhecidas como tatuagens. Estas últimas, deformam-se com a idade, pelo envelhecimento natural da pele ou pela agressão solar, mas são sobretudo importantes para os próprios, que lhes conferem algum significado, podendo não ser igualmente reconhecido por outros.

O tronco, fica colocado na parte mediana do corpo, dentro dele, encontram-se alojados os órgãos mais importantes de todo o corpo, com uma única excepção - porventura e sem dúvida, o mais importante de todos. Por isso mesmo, o tronco tem uma importância vital, nas actividades do ser humano ou seja, nas reações que caracterizam toda a bioquímica, fundamental para o funcionamento do nosso organismo. Apresenta-se com várias formas fisionómicas ou aspectos morfológicos possíveis ... fazendo jus ao seu dono e adaptando-se ao modo como ele trata ou desenvolve o seu “status quo”. Por isso há troncos, eliptiformes, triangulares, quadrados, redondos, “balofos”, “raquíticos” e musculados ... em diferentes percentagens. Os troncos também podem ser decorados, com colares, com piercings ou arrecadas, pinturas ou tatuagens, de acordo com o gosto particular de cada um. Aqui, mais uma vez a “mãe natureza”, encarrega-se de poder modificar com o tempo, as imagens e os efeitos pretendidos, gravados na pele. Mas sobre o tronco e sobre as suas formas e feitios... podemos agradar a todos com a frase seguinte : - Gordura é Formosura e Magreza é Beleza!

E chegamos á cabeça, onde reside, inexorávelmente, o órgão mais importante do corpo. A Torre de Comando ... o computador! Aquele que é responsável por fazer mexer e abanar tudo ... até a nossa alma! Cabeça, que tem duas partes: a de dentro e a de fora! Manifestamente diferentes! Dentro dela está o encéfalo - composto por,... cérebro e cerebelo - essa maravilhosa estrutura que nos conduz, permanentemente, no bem e no mal, na terra, no mar e no ar, para o bem ou para o mal, para as vitórias ou para as derrotas. Tão importante que ele é ... e tão pouco que sabemos dele ... como funciona, porque falha, ou porque nos surpreende constantemente. São perfeitas as palavras de um cientista português, médico, quando refere que: - Vamos conseguir tratar todos os cancros e não vamos saber tratar as doenças da cabeça! Uma pura e triste verdade! Portanto, temos a parte de dentro da cabeça, a mais importante e a parte de fora, muito menos importante ... apesar de haver pessoas que pensam, que se pode “pensar” com a parte de fora ... valorizando os seus constituintes, por exemplo, o cabelo, decorando-o com objectos, com pinturas, com adereços, ... quando afinal, ela não é mais do que o “papel de oferta” ... e a “oferta” ... é tudo aquilo que está dentro, representando assim esse valor incalculável, gigantesco e estratosférico !

Não sendo nenhuma aula de anatomia, mas uma opinião que pode servir, como uma simples forma de caracterizar o nosso corpo, de perceber onde estão as nossas vulnerabilidades de acordo com as funcionalidades de cada estrutura ... opinião, sempre sujeita á vossa crítica, bem-vinda e reconhecida como tal!

Fechar Menu