Madeira

Luzes, fogo e prepotências

None

Boa noite!

. O Presidente da República admitiu que podem ser tomadas medidas "mais restritivas" para evitar a propagação da covid-19, caso exista "um agravamento brutal" da situação. O pior pode estar para vir, mas há quem encolha os ombros ou radicalize posições. Os portugueses que sobreviverem ao vírus e os diversos efeitos colaterais, entre os quais ganha terreno a prepotência, vão ter que ser gigantes. Só assim serão capazes de reconstruir vidas, combater a miséria e semear a esperança.

. O PSD entregou hoje na Assembleia da República o diploma que impõe a obrigatoriedade do uso de máscara em espaços públicos, praticamente idêntico ao do Governo. Mas, o mais curioso é que os social-democratas acrescentam um novo artigo, que determina que o diploma se aplica "nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, com as devidas adaptações, atendendo às especificidades regionais, mediante decisão do respetivo Governo Regional".

Percebe-se a necessidade do PSD lançar esta boia legislativa. Aliás, como demos conta no nosso fact-check de hoje, a obrigatoriedade do uso de máscara na Região só pode ser determinada com lei da República, pois o abusivo decreto do executivo madeirense de Agosto não tem força legal.

Confrontado novamente com tamanho vazio, Miguel Albuquerque foi aos arames: "Não tem base legal, mas as pessoas estão a cumprir e isso é o que interessa". Saiba o Presidente que a malta que usa máscara tem bom senso e não o faz por carneirismo, mas sim pela saúde colectiva. Poderia era ter esclarecido se a região pretende adaptar o diploma do Governo da República, como é desejo do PSD de Rio, caso seja aprovado em Lisboa.

. O Governo da Madeira não vai autorizar a realização de algumas festas no período do Natal, mas decide avançar com as iluminações e com o espectáculo pirotécnico no fim-do-ano nos moldes habituais. Será mesmo necessário? Para quê gastar dinheiro, que vai fazer falta na recuperação económica e na ajuda às famílias, se serão bem poucos os que vão sair de casa, os que nos visitam e os que num contexto de calamidade manifestam vontade em festejar?

. Este sábado, depois das 10h, convém ouvir na TSF o programa ‘Mulheres com palavra’. A convidada é Edite Estrela e consta que ataca a arrogância e a  "falta de sentindo patriótico por parte do governo da Região". Saiba porquê na rádio da palavra.

. Um professor francês que terá exibido caricaturas de Maomé durante uma aula sobre liberdade de expressão foi hoje decapitado.... É de ficar sem palavras.

Fechar Menu