Mundo

Torre Eiffel homenageia hoje à noite as vítimas da explosão em Beirute

A homenagem será com um apagão simbólico das luzes da Torre Eiffel à meia-noite

None

Paris vai homenagear hoje as vítimas das explosões no porto de Beirute com um apagão simbólico das luzes da Torre Eiffel à meia-noite, anunciou a autarca da capital francesa, Anne Hidalgo.

O icónico monumento acende todas as noites a iluminação dourada e a cada hora brilha com 'flashes' durante cinco minutos, que em condições normais finalizam às 01:00 locais (00:00 em Lisboa).

Hidalgo anunciou nas redes sociais que, em solidariedade com Beirute e todo o Líbano, Paris vai desbloquear uma ajuda de emergência excecional no valor de 100.000 euros.

Ainda hoje a França, uma antiga potência mandatária do Líbano, entre 1920 e 1943, anunciou o envio de dois aviões de transporte militar com equipas da proteção civil e material com ajuda de emergência às vítimas das explosões e ainda mais uma dezena de médicos e enfermeiros especializados em situações de emergência para reforçarem os hospitais e as equipas locais.???????

Também o Governo português expressou solidariedade com o Líbano e o seu povo, adiantando que participará no plano de apoio da União Europeia.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando mais de uma centena de mortos e mais de 4.000 feridos, segundo o último balanço feito pela Cruz Vermelha.

Até 300.000 pessoas terão ficado sem casa devido às explosões, segundo o governador da capital do Líbano, Marwan Abboud.

As violentas explosões deverão ter tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, revelou que cerca de 2.750 toneladas de nitrato de amónio estavam armazenadas no depósito do porto de Beirute que explodiu.

Novo balanço aponta para 113 mortos nas explosões no porto de Beirute

Dezenas de pessoas estão desaparecidas, segundo um novo balanço divulgado hoje pelo ministro da Saúde, Hamad Hassan

Agência Lusa , 05 Agosto 2020 - 16:34

Fechar Menu