Madeira

“Não vamos promover nem vamos autorizar” grandes eventos no Natal

Governo Regional quer impedir festas e consumo de álcool na via pública

None

Os eventos alusivos à noite do mercado que estavam ainda em equação podem desde já ‘tirar o cavalinho da chuva’ porque o presidente do Governo Regional assegurou, ao início da tarde, que não serão autorizadas as noites do mercado no Natal deste ano.

“Noite do mercado não vamos autorizar” afirmou Miguel Albuquerque, dando como justificação o facto destas celebrações alusivas ao natal madeirense caracterizarem-se por “convívios alargados a milhares de pessoas, ‘umas em cima das outras’ e isso não é conveniente nem é favorável às medidas que nós precisamos neste momento de tomar de contenção e de prevenção”, disse.

Aliás, para evitar o consumo – muitas vezes excessivo de bebidas alcoólicas que a época festiva normalmente ‘convida’ – reforçou a ideia de também vir a ser proibida a venda ambulante de álcool ou mesmo o seu consumo na via pública durante a quadra de Natal e Passagem de Ano. Tudo para “evitar o consumo de álcool na rua”. Apontou o exemplo recente da Festa da Flor para concluir que “a não promoção de bebidas alcoólicas na via pública é muito favorável à contenção das pessoas”. Sem querer pregar moralidade, reconhece que sem consumo de bebidas alcoólicas “os comportamentos ficam mais mitigados e não tão extrovertidos”.

Com a garantia que haverá festa porque “as iluminações vamos concretizar e o fogo do fim-do-ano vai acontecer” Albuquerque foi claro quando se referiu a “algumas festividades públicas” onde o consumo de álcool gera ajuntamentos e outros excessos, “essas nós não vamos promover nem vamos autorizar”, afirmou. Garante ser a melhor forma de prevenir, por saber que “ao fim de três copos as pessoas começam a se abraçar e a dar beijos umas às outras e isso não é conveniente”, lembra.

Em alternativa sugere que a população celebre em família.

Fechar Menu