5 Sentidos

Oficina de Teatro Clube PT vai a Machico “lavar roupa suja”

Peça 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta' estreia, no sábado, pelas 18 horas, no Fórum Machico

None

No próximo sábado, dia 17 de Outubro, pelas 18 horas, a Oficina de Teatro Clube PT leva ao palco do Fórum Machico o seu mais recente trabalho - 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta' - integrado no programa da VII edição do Festival de Teatro de Machico.

Trata-se de um espectáculo de comédia da autoria de Óscar Fernandes e segue na linha do seu anterior trabalho, 'A Herança de Faustino Miséria' que, elencada pelos mesmos personagens, tem também como pano de fundo a imaginária aldeia da Fajã do Lombo.

Nesta peça que promete "mais de uma hora de humor e boa disposição", o autor privilegia o uso de expressões e termos dialetais outrora correntes na ilha, hoje bem menos utilizados, e muitos entretanto caídos em desuso no léxico popular madeirense. É disso exemplo o próprio título que, numa oralidade mais actual poder-se-ia traduzir como “Roupa Suja Lava-se em Casa”.

O espectáculo teatral tem como cenário um lavadouro público igual a tantos outros muito comuns por toda a ilha num passado não muito remoto, e ali que as mulheres do sítio se reúnem diariamente para lavar a roupa suja. Literal e metaforicamente.

O namoro de Lurdinhas com o soldado Jacintinho e o “acidente” no abismo da Canavieira lançam a Fajã do Lombo na maior confusão, o que dá origem a um não mais acabar de equívocos, que cada um interpreta à sua maneira.

E é esta torrente de mal-entendidos, aliada aos mitos e crenças que alimentam o imaginário e as superstições do povo do lugar, que dá origem à mais insidiosa maledicência consubstanciada num tropel de inverdades tecidas com inusitado engenho pelas criativas e experientes “línguas afiadas”, movidas pela inveja, pela maldade ou tão-somente  pelo entranhado hábito de maldizer.

A peça tem a encenação e direção artística de Zé Abreu e, em palco, conta com os atores Neli Sousa, Ivone Flor, Inês Perdigão, Elisabete Rosa, Lucília Ferreira, Lídia Abreu, Amarília Teixeira, Vítor Mendonça, Rodrigo Aguiar, Maria Rita, Óscar Fernandes e Bernardete Vasco, estando a operação de som a cargo de Diogo Abreu e o desenho e operação de luz sob a responsabilidade de António Freitas.

Os ingressos têm o valor de 3,50 euros, podendo os bilhetes ser antecipadamente reservados através do número 913 046 277. O uso de máscara é obrigatório.

 'Roupa Soventa Barrela-se à Porta' estreou-se no passado dia 25 de Setembro, no Auditório Maestro João Vítor Costa (Estreito de Câmara de Lobos) e teve reposição nos dois dias seguintes num total de cinco apresentações.

Fechar Menu