5 Sentidos

O Teatro do Acesso está de volta com 'Um Vórtice' de 22 a 25 de Outubro

A peça estará em cena na Ponta do Sol e em Machico

None

O Centro Cultural John dos Passos volta a acolher mais uma estreia do Teatro do Avesso. Desta feita, 'Um Vórtice' , que estará em cena na Ponta do Sol nos dias 22, 23 e 24 de Outubro, com sessões agendadas para as 21 horas; e em itinerância em Machico no dia 25 de Outubro, pelas 18 horas, integrado no Festival de Teatro local.

O texto de Nelson Boggio foi selecionado por Filipe Gonçalves, que integra o elenco, acompanhado por Idalina Brito. O escritor e actor, Nelson Boggio, marcará presença na estreia da peça, que acontece a 22 de Outubro, na Ponta do Sol.

Refira-se ainda que 'Um Vórtice' teve a sua estreia cénica em Lisboa, na  Casa Conveniente , a 16 de Setembro de 2010, ficando em cena até 20 do mesmo mês. Em Outubro de 2016 é lançado em livro pela Companhia das Ilhas.

Os ingressos para o espectáculo têm um custo de 5 euros para público em geral, 3 euros para estudantes e deverão ser, preferencialmente, comprados antecipadamente.

Mais informações pelo telefone 963 355 528, pelo e-mail [email protected] OU https://forms.gle/yYqqiZpdZiDtSBpX9

SINOPSE

Em 'Um Vórtice', temos duas figuras, um homem e uma mulher. Ele é um encenador e escritor. Ela, sua mulher, é actriz e também escritora. Todo o texto é uma fina rede onde se entretecem pedaços da realidade e da ficção teatral, em subtis jogos de indefinição, com grande tensão verbal e física. O leitor/espectador é obrigado a manter-se em permanente dúvida e na expectativa do desenlace…

OS ATORES

Idalina Brito (1983) é natural do Funchal e residente na Ponta do Sol. É licenciada pela Universidade dos Açores em Português-Inglês (ensino de) e pós-graduada em Educação Especial pelo ISCIA.

Tem passado por várias instituições, quer a desempenhar funções na sua área, quer a desempenhar outras funções. Nos últimos anos têm-se cingido ao ensino em várias escolas, colégios e institutos profissionais, assim como centros de explicações.
Para além do ensino tem vocação e interesse para as artes, quer musicais quer teatrais, participou em concursos e em várias atividades relacionadas com música, teatro e dança.

Fez algumas formações (inclusive de teatro-forum) e de momento é actriz amadora de um grupo (Oficina de Teatro do Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos), onde desempenhou o papel de personagem principal da primeira peça de teatro deste grupo (Yerma, uma mulher vazia e seca) que já conta com oito espectáculos até à data.

Foi associada de uma outra associação entre 2011 e 2018 (Associação de Animação Geringonça) onde participou de várias atividades culturais e turísticas (Festa da Flor, Carnaval, Festa do Vinho e Final de Ano).

Participou duas vezes num espectáculo do Grupo Dançando com a Diferença. Em Janeiro de 2020 participou no espetáculo 'O burguês Gentil Homem', em parceria com o Funchal Baroque Ensemble, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Tem feito voluntariado em vários festivais culturais na Ponta do Sol, entre 2015 e 2017: Avesso e Aqui Acolá. Após o voluntariado juntou-se à equipa da Associação Avesso, onde neste momento é presidente da mesa da Assembleia e tem colaborado com a produção de todas as actividades desenvolvidas pela mesma.

O teatro é, para Filipe Gonçalves, uma segunda forma de respirar. Ainda em criança, já encarnava diversas personagens no âmbito do teatro escolar.

Em 1993, apercebeu-se da inexistência de um grupo de teatro, e com a ajuda do professor Pedro Cabrita e um colega, fundou o Grupo de Teatro da Escola do Estreito de Câmara de Lobos.

As dificuldades financeiras familiares fizeram com que o gosto em subir ao palco ficasse adormecido, tendo ressurgido quase duas décadas depois.
Em 2018, a convite do Teatral - Grupo Teatral São Gonçalo torna-se um dos protagonistas da peça encenada por Roberto Costa 'As mona lisas', do brasileiro Wilson Coca.

No ano seguinte, estreia-se no cinema com uma participação especial no filme 'Cartas de fora', do realizador madeirense Luís Miguel Jardim. E nesse mesmo ano, 2019, a convite da presidente da Avesso, Maurícia Gabriel, empresta o corpo ao personagem 'Senhor Albino' na peça 'Bem longe daqui', uma produção do Teatro do Avesso, com dramaturgia e encenação de Ricardo Brito.

No início de 2020, dá-se a estreia do actor no Teatro Baltazar Dias, ao participar na produção do Funchal Baroque Ensemble: 'O Burguês gentil-homem', direcção musical de Giancarlo Mongeli e encenação Ricardo Brito, sendo o elenco formado por Marta Garcês, José Gregório Rojas e Idalina Brito.

Nos últimos dois anos tem colaborado com a associação no Festival Avesso e integra agora mais uma produção do Teatro do Avesso, tendo sido o próprio a propor à Avesso o texto de Nelson Boggio.   

Fechar Menu