Madeira

Conheça o novo pároco da Sé do Funchal

Na rubrica ‘Placa Central’ desta quinta-feira, conheça um pouco mais sobre o mais recente pároco da Sé, que contou como tem sido esta nova fase.

None

Cónego Marcos Gonçalves tem 45 anos e há 17 que é sacerdote.

O cónego Marcos foi nomeado pároco da Sé do Funchal em Junho deste ano e tomou posse no último dia 20 de Setembro.

Ao DIÁRIO contou algumas das suas ideias e expectativas para este novo ciclo.  

Passaram três semanas desde que chegou à Sé, “são tempos para arrumar a casa ao meu jeito”, começou por explicar. É tempo de conhecer, estudar e observar: a história da Sé, os fiéis que frequentam a paróquia, os profissionais que lá trabalham e a própria catedral.

O cónego Marcos pretende acompanhar todo o desenrolar das obras de restauro e conservação do tecto da Sé, obras que têm previsão para terminar em Abril de 2021.

Marcos realça a importância de dar continuação as celebrações que já existem na igreja da Sé, revelando que até agora apenas “reorganizou uma coisa ou outra” e colocou em prática algumas medidas que visam dinamizar a Sé do Funchal.

Uma delas foi implementar um novo horário de funcionamento, sem interrupções. A Sé passou a estar aberta de segunda a sexta-feira das 07:15 às 19:00, para o novo pároco, é importante que a igreja da baixa da cidade não feche durante a hora de almoço, “nós queremos ser uma igreja de portas abertas, não só para o turismo, mas também para os próprios madeirenses, porque muitos deles trabalham na baixa da cidade, almoçam no Funchal e muitas vezes andam a vaguear pela cidade a fazer tempo. É fundamental que encontrem uma igreja aberta, onde possam descansar um pouco diante Deus”. Um contributo que quer deixar à cidade do funchal e aos madeirenses.

As celebrações adoptaram um novo sentido com o novo pároco. Agora em todas as missas das 18 horas o coro alto recebe o organista Nélson Quintal, que dá música aos fiéis. Marcos presta uma atenção especial a música e a apresentação da igreja, o padre revela que “a música nos eleva até Deus e a beleza também é um caminho de encontro”. Manter o espaço o mais limpo e arejado possível é um dos aspectos que o cónego considera primordial para o bom funcionamento da Sé.

A paróquia acolheu recentemente três seminaristas que criaram um grupo bíblico para falar sobre a palavra de Deus, o grupo não é fixo e reúne-se todas as quintas-feiras.

Abrir a torre da Sé ao público está entre os planos do Cónego Marcos Gonçalves, uma ideia que terá de ser bem estudada, de maneira a conhecer as condições de acessibilidade da torre e garantir a segurança dos visitantes.

Um pároco jovem na idade e no pensamento

Marcos veio dar um toque moderno a igreja da Sé, criou uma página no Facebook onde os fiéis podem encontrar informações úteis, como o horário das missas, quais são as celebrações a acontecer e informações sobre as obras de restauro do tecto.  O cónego criou também um site para a catedral com o objectivo de contar a história da Sé e notificar sobre os próximos acontecimentos.

Mas esclarece que o seu principal foco não é atrair uma faixa etária em específico, “apenas cuidar para que as celebrações sejam celebradas com uma linguagem atual, não demorada, esteticamente cuidada a nível da beleza e da música”

As portas de entrada da Sé passaram a ter um código QR que leva a 'sites' onde os visitantes podem seguir as leituras da missa de cada dia. O código disponibiliza informações em inglês e português de modo a que qualquer pessoa com um telemóvel possa acompanhar através do código as leituras da missa.

O cónego Marcos pretende também colocar um código QR em cada altar e imagem da igreja, para permitir que qualquer pessoa possa entrar sem guia e conhecer a catedral a partir do seu próprio telemóvel.

O objectivo é deixar de usar o papel e de os afixar no guarda-vento, Marcos admite não achar estético “tem de ser uma coisa limpa”. O novo formato promete facilitar a leitura dos fiéis “é para que as pessoas possam visualizar da melhor forma, através de um ecrã, todas as informações da paroquia”.

O novo pároco da Sé deixa uma mensagem:

“As paroquias existem antes de nós e vão existir depois de nós. Os párocos entram e dão o seu contributo, que muda de acordo com a experiência do sacerdote que entra, cada um com a sua personalidade, maneira de falar e com a história pessoal. Portanto digamos que não há ruturas, há apenas um caminho que se continua a fazer e é isso que eu pretendo". Cónego Marcos Gonçalves, nomeado Pároco da Sé do Funchal
Fechar Menu