Madeira

Sé do Funchal observa a cidade há séculos

Na rubrica Placa Central desta terça-feira, conheça um pouco mais sobre a catedral que é monumento nacional. Fique atento(a), porque havemos de voltar aqui

A Sé do Funchal é um monumento religioso cheio de histórias para contar. Fica no centro da capital madeirense e o início da sua construção data o ano de 1493, tendo sido concluída em 1514.

A primeira fase da construção foi dirigida pelo mestre João Gonçalves, autor da ilustre torre da Sé, que mais tarde foi substituído por Pêro Anes quem concluiu o edifício, conferindo os estilos Gótico e Manuelino.

A Sé é considerada um Monumento Nacional desde 1910.

Párocos da Sé

  • Cónego Ribeiro foi o Cabido dos Cónegos de 1956 até 1961.
  • Primeiro Pároco foi o Cónego Jorge, com início em Junho de 1961.
  • Segundo Pároco foi o Cónego Damasceno de 1967 até 2003.
  • Terceiro Pároco foi o Cónego Manuel Martins em 2003.
  • Quarto Pároco foi o Cónego Vítor Gomes do ano 2003 a 2006 e depois de 2009 até 20 de Setembro de 2020.
  • Quinto e actual Pároco é o Cónego Marcos Gonçalves que tomou posse a 20 de Setembro de 2020.

Actualmente, a Paroquia da Sé presta diversos serviços religiosos e celebra sacramentos da vida cristã. Deste modo a paroquia dispõe do serviço de cartório onde é feito o atendimento ao público e no qual são agendadas Missas, Matrimónios, Baptismos, Santa Unção dos Enfermos, Bodas Matrimoniais e onde são feitos os pedidos de certidões e outros documentos.

A Catedral dispõe também do serviço de venda de velas logo à entrada no lado direito.

Ao longo do ano, o edifício acolhe milhares de visitantes, são madeirenses e turistas que se deixam encantar pela beleza arquitectónica do monumento. As datas comemorativas são as que atraem mais fiéis e fazem com que a catedral fique repleta, é o caso da celebração da Páscoa, Corpo de Deus, Bênção das Capas, Missas do Parto, Missa do Galo e Celebração do Natal.

Os fiéis que vão até a Sé são sobretudo pessoas com alguma idade, vêm de toda a ilha e marcam presença com regularidade nas missas feriais.

Fechar Menu