País

Maior avião comercial do Mundo sai de Beja para resgatar portugueses à China

Aeronave tem capacidade máxima para 853 pessoas

None

A TVI24 avança que está a ser preparado um voo no Aeroporto de Beja, que vai resgatar os 17 cidadãos portugueses e outros europeus à cidade de Whuan, na China, local onde começou o surto de coronavírus.

A aeronave trata-se de um Airbus A380, da companhia aérea privada Hi Fly e encontra-se de momento na pista de Beja. A TVI sabe que o Airbus A380 foi fretado a pedido do governo francês com a missão de viajar até à China e resgatar cidadãos que correm perigo de contágio pelo coronavírus

O avião deverá partir esta quinta-feira de manhã, pelas 10 horas, estando prevista uma primeira escala em Paris. Na capital francesa deverão entrar a bordo cerca de 30 médicos franceses, responsáveis por assegurar a delicada operação de rastreio em Wuhan, cidade onde o coronavírus se tem manifestado com maior poder de contágio.

O avião deverá sair da capital francesa no dia seguinte (sexta-feira), por volta das 5 da manhã com mais uma escala prevista em Hanoi (Vietname), de onde às 18h30 deverá então partir para, por fim, aterrar em Wuhan às 20:20.

Quatro horas é o tempo previsto para o rastreio que só permitirá a entrada a quem não estiver infectado. Cumprido o protocolo de segurança, no dia 1 de fevereiro levantará voo para a viagem de regresso por volta da 00h20, com aterragem prevista às 11h30, de novo no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris. O avião português terá sido o segundo contratado pelo governo liderado por Emmanuel Macron resgatar os cerca de 250 cidadãos franceses. Na China, e também ansiosos por partir, estão mais cerca de 100 europeus e entre eles 17 portugueses. Presumivelmente todos terão regresso assegurado já que a operação está a coberto de uma decisão e participação financeira da União Europeia. O A380 tem capacidade máxima de 853 pessoas, em classe económica, se necessário.