País

Delegação da Madeira da Ordem dos Arquitectos passa a Secção Regional

Juntamente com outras cinco secções regionais (antes eram apenas duas) que agora vão ter mais força na representação nacional

Foto DR/Facebook OAMadeira
Foto DR/Facebook OAMadeira

A Ordem dos Arquitectos aprovou sábado a criação de sete secções regionais, o que significa que pela primeira vez estes profissionais estarão representados em todo o território português, disse à Lusa o presidente da Assembleia de Delegados.

Segundo Avelino Oliveira, a proposta de regulamento referente à organização e ao funcionamento das estruturas regionais e locais foi aprovada na assembleia por maioria simples na assembleia ontem realizada e vai traduzir-se na criação de secções regionais no centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira, que se juntam às já existentes em Lisboa e no Porto.

“É um marco histórico para a Ordem dos Arquitectos que, pela primeira vez em dezenas de anos de vida associativa, cumpre o que está previsto em estatutos”, disse.

E acrescentou que se trata de “um processo de grande aproximação aos seus membros, que vai ser absolutamente decisivo”.

Segue-se agora um processo eleitoral, que deverá começar dentro de uma semana e concretizar-se em 90 dias.

A aprovação da proposta de regulamento referente à organização e ao funcionamento das estruturas regionais e locais da Ordem dos Arquitectos aconteceu após a divulgação da carta aberta “Porque é que a Ordem dos Arquitectos não convoca eleições?”, publicada em 16 de janeiro no jornal Público e subscrita por dezenas de profissionais como Alexandre Alves Costa, Álvaro Siza, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Byrne, Manuel Aires Mateus, Helena Roseta, João Luís Carrilho da Graça, Inês Lobo, Susana Rosmaninho e Filipa Roseta.

A criação do novo regulamento decorre da aprovação dos estatutos da Ordem dos Arquitectos, em 2015, que apontavam já para a multiplicação das secções. Os estatutos foram criados no mandato da direcção nacional anterior, liderada pelo arquitecto João Santa Rita.

Em reacção na sua página de Facebook, a Delegação Regional da Ordem dos Arquitectos na Madeira confirmou as novas competências que passará a ter. “Foi hoje (ontem) aprovada a proposta de regulamento referente à organização e ao funcionamento das estruturas regionais e locais. A Delegação da Madeira passará assim a Secção Regional ganhando novas competências e responsabilidades. As atribuições da Ordem tem agora possibilidade de chegar de uma forma mais igualitária e democrática a todo o território”, escreve-se naquela rede social.

Refira-se que a actual delegação regional tem sede na Rua dos Netos, n.º 24, num espaço requalificado há alguns anos para o efeito