5 Sentidos

Madeirense conquista Grande Prémio de Conto ‘Camilo Castelo Branco’

None

O escritor José Viale Moutinho, natural da Madeira, foi galardoado com o Grande Prémio de Conto ‘Camilo Castelo Branco’. Um júri constituído por Fernando Batista, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho, reunido no dia 24 de Setembro, decidiu, por unanimidade, atribuir o prémio ao seu livro ‘Monstruosidades do Tempo do Infortúnio’.

“Estes contos de José Viale Moutinho, servidos por uma ironia mordaz numa prosa exigente e sadia, transportam a estranheza e o absurdo de situações resgatadas a tempos e atmosferas distantes, para outras ‘monstruosidades’ destes novos ‘tempos do infortúnio’”, exarou o júri sobre a obra em acta.

O Grande Prémio de Conto ‘Camilo Castelo Branco’, instituído em 1991, pela Associação Portuguesa de Escritores, patrocinado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, destina-se a galardoar anualmente uma obra em língua portuguesa de um autor português ou de país africano de expressão portuguesa, publicada em livro, 1.ª edição, no decurso do ano de 2018.

O valor monetário deste Grande Prémio é, para o autor distinguido, de 7.500 euros. A data da cerimónia de entrega do prémio será oportunamente anunciada.