País

Festas de Barrancos com tradição de touros de morte começam hoje

None

Cinco toureiros espanhóis vão lidar os touros de morte da edição deste ano das Festas de Barrancos, que começam hoje para cumprir uma tradição legalizada há 17 anos devido a um regime de exceção.

Conhecidas como “Fêra de Barrancos”, as festas, que se tornaram “famosas” pelos touros de morte e misturam celebrações religiosas e divertimentos pagãos em honra de N. Sra. da Conceição, a padroeira da vila raiana do distrito de Beja, no Alentejo, vão decorrer até sábado.

Como “manda” a tradição, o “pontapé de saída” da “fêra”, organizada pela comissão de festas da vila, vai ser dado na quarta-feira, feriado municipal, às 08:00, com a tradicional alvorada, animada pela Banda Filarmónica Fim de Século de Barrancos.

Seguem-se as tradicionais celebrações religiosas, ou seja, uma missa na igreja Matriz de Barrancos, às 11:00, e uma procissão por ruas da vila, a partir das 18:00.

Após as celebrações religiosas, os divertimentos pagãos vão dominar a noite de quarta-feira e os restantes três dias das festas, os quais vão começar sempre às 08:00 com os tradicionais “encerros”.

Através dos “encerros”, os touros a lidar nas touradas de morte - o “prato forte” das festas de Barrancos e as únicas legais em Portugal, devido a um regime de exceção aprovado em 2002 - serão conduzidos até aos curros da praça de touros.

Entre quinta-feira e sábado, a partir das 18:00, as touradas de morte, oficialmente designadas “tradicionais festejos taurinos” e que serão animadas pela Banda Filarmónica Fim de Século, prometem encher a arena de Barrancos, a improvisada praça de touros construída anualmente e de propósito para as festas, na Praça da Liberdade, no centro da vila.

Na quinta-feira, os toureiros Javier Castaño e Javier Jimenez vão lidar os dois touros de morte da corrida inaugural.

Os dois touros de morte da segunda corrida, na sexta-feira, vão ser lidados pelos toureiros Rafael Serna e Alfonso Cadaval.

Na terceira e última corrida, no sábado, o toureiro Damian Cataño vai lidar o quinto e último touro de morte da “fêra” de Barrancos deste ano.

Também como “manda” a tradição, a última corrida vai terminar com uma vacada, na qual uma vaca será lidada por novilheiros e aficionados e depois morta na arena no meio de uma roda de pessoas.

O ‘cachondeo’ (divertimento) das Festas de Barrancos prolonga-se pelas noites fora com espetáculos musicais de grupos, artistas e dj portugueses e espanhóis, a partir das 22:00, na Praça da Liberdade, e a partir das 00:00, no Quintalão de Festas e no Parque de Feiras e Exposições.