Madeira

Temperatura ‘escaldou’ no Pico do Areeiro

Temperatura atingiu quase 30 graus e humidade rondou os 30%.

None

O Areeiro volta ser hoje a zona mais quente do Arquipélago da Madeira, com as temperaturas do ar, na última hora, a aproximarem-se dos 30 graus.

A exemplo do que já ontem aconteceu, este sábado a temperatura máxima mais alta volta a fazer-se sentir na região mais montanhosa da ilha da Madeira, que às 14 horas marcava 29,8ºC no Pico do Areeiro.

Um pouco abaixo, no Chão do Areeiro, estavam 29,4ºC. Destaque também para a (muito) baixa humidade relativa do ar que paira acima dos 1500 metros de altitude. Na última hora a taxa de humidade rondava os 30%.

No ranking das temperaturas máximas registadas até às 2 da tarde, seguiam-se Bica da Cana (28,6ºC), Funchal/Observatório (28,2ºC) e Santa Cruz/Aeroporto (28,0ºC).

Santana, com uns amenos 23,0ªC, registava até a última hora a temperatura máxima mais baixa deste sábado.

Recorde-se que o Arquipélago da Madeira está, desde ontem de manhã e até – para já – até às 21 horas de amanhã, em aviso amarelo para o tempo quente que volta a aquecer este mês de Agosto.

Recorde-se que esta sexta-feira, dia 23, foi um dia bastante quente e seco no topo da ilha da Madeira. A estação meteorológica do Pico do Areeiro registou a temperatura máxima mais alta de todo o Arquipélago da Madeira e a mais baixa taxa de humidade relativa do ar.

Felizmente o vento soprou fraco, não contribuindo para que a mistura fosse mais ‘explosiva’ tendo em conta o tempo quente e seco que se fez sentir na crista da ilha da Madeira.

Os valores da temperatura máxima mais aproximados ao registado no topo do Areeiro situaram-se 2ºC abaixo e foram sentidos junto ao mar, no Funchal. As estações do IPMA no Observatório (Lazareto) e Lido marcaram 27,7ºC. Mais meia dúzia de estações em diferentes áreas geográficas da Madeira lograram atingir a casa dos 27ºC esta sexta-feira – Bica da Cana (27,6ºC), São Vicente (27,5ºC), Ponta do Pargo (27,4ºC), Santa Cruz/Aeroporto (27,1ºC), Chão do Areeiro e Ponta do Sol/Lugar de Baixo (27,0ºC) -, o primeiro de três dias de aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.