Desporto

João Sousa orgulhoso da vitória e de “fazer história” para Portugal

None

O tenista português João Sousa, que hoje se apurou para os oitavos de final do torneio de Wimbledon, terceiro ‘Grand Slam’ do ano, disse estar “muito orgulhoso” de uma vitória que lhe permite “fazer história” para Portugal.

O atleta luso de 30 anos reagia à vitória sobre o britânico Daniel Evans, um “sonho realizado” em poder chegar à quarta ronda de Wimbledon, igualando o melhor resultado que já tem em torneios do ‘Grand Slam’, depois dos ‘oitavos’ do US Open em 2018.

Esta é também a primeira vez que um português chega tão longe em Wimbledon, razão pela qual Sousa se mostrou “muito orgulhoso”, pela vitória e por “ser português”, depois de “uma grande batalha em que o Dan fez um jogo incrível”.

O vimaranense elogiou o adversário e o “público incrível”, mesmo que tenham estado mais do lado do adversário, a jogar ‘em casa’, e definiu a capacidade de “concentração e querer dar o melhor” como fatores para conseguir este resultado.

Na próxima ronda, vai defrontar o espanhol Rafael Nadal, segundo da hierarquia mundial, um jogador para quem “não há palavras”. “É fantástico. Devo ter outra vez o público contra mim, mas vou dar o meu melhor e tentar ganhar”, atirou.

Por agora, terá de “descansar e desfrutar de uma vitória difícil”, que apelidou de “uma grande batalha”, tendo durado quatro horas e três minutos, antes de disputar o acesso aos quartos de final.

O luso e 69.º posicionado no ‘ranking’ ATP, que na fase anterior já tinha eliminado o croata Marin Cilic, 18.º jogador mundial, afastou o 61.º posicionado Daniel Evans pelos parciais de 4-6, 6-4, 7-5, 4-6 e 6-4.

Na próxima fase, vai defrontar o espanhol Rafael Nadal, antigo líder mundial e campeão no All England Club em 2008 e 2010.