5 Sentidos

‘Madeira Curtas’ no Museu de Electricidade a partir de amanhã

None

A exposição ‘Madeira Curtas’, que ficará patente no Museu de Electricidade - Casa da Luz, até 20 de Julho, abre amanhã ao público.

A mostra, promovida pela Secretaria Regional de Educação, através da Direcção Regional de Educação, apresenta uma retrospectiva dos 23 filmes que se destacaram ao longo das nove edições, nas várias categorias, no concurso de curtas-metragens e expõe os cartazes de todas as edições.

O Madeira Curtas (MC) é operacionalizado pela Direcção de Serviços de Educação Artística e Multimédia, em parceria com o Centro de Actividades Ocupacionais de Machico, estando integrado no Programa Educamedia. No concurso, existem sete categorias, nomeadamente, Melhor Imagem, Melhor Som, Melhor Representação, Melhor Guarda-Roupa e Adereços, Melhor Curta-Metragem de Animação, Melhor Curta Metragem Escolar e Melhor Curta-Metragem.

O visionamento das curtas-metragens finalistas, bem como a cerimónia de entrega dos troféus e prémios associados ocorreu na Semana das Artes, no Festival Audiovisual e Cinema Escolar, concurso que tem-se afirmado como uma referência na promoção da produção audiovisual na Região e no continente.

De referir que, ao longo das nove edições do Concurso de Curtas-Metragens, apresentaram-se a concurso mais de 180 curtas-metragens, nas quais participaram cerca de 120 escolas/instituições e mais de 3000 alunos. Desde 2011, foram entregues 56 prémios, divididos por várias categorias, sendo que nove obtiveram a distinção de ‘Melhor Curta-Metragem’.

Durante este período, a organização do MC, sugeriu temáticas diversas (’Diferente mas igual’; ‘Sou capaz...’; ‘Um mar de oportunidades’; ‘O verde que nos rodeia’; ‘A energia para o futuro’; ‘Ao sabor da terra’; ‘Um lugar para o amanhã’; ‘A herança que nos pertence’ e ‘Caminho sem dependências’) “cuja finalidade última é promover o exercício da cidadania que se deverá traduzir na adopção de atitudes e comportamentos condizentes com os direitos humanos, nomeadamente os valores da igualdade, da democracia e da justiça social”.