Madeira

A “UE é importante para um país como Portugal e uma Região como a Madeira”, diz Nuno Melo

Foto Orlando Drumond
Foto Orlando Drumond

“Fizemos duas visitas que demonstram bem a extraordinária importância da União Europeia para um país como Portugal e para uma Região como a Madeira” começou por salientar Nuno Melo, após visitar a EUTELSAT na Zona Franca da Madeira e o Engenho do Porto da Cruz.

O cabeça de lista do CDS ao Parlamento Europeu lembrou que dedicou grande parte do mandato “à defesa do Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM)”, criticando quem sempre “procurou destruir o CINM”, acusando em particular a eurodeputada socialista Ana Gomes pela insistente ‘perseguição’ ao CINM. Concluiu não perceber “como é possível votar num partido como o PS que há muitos anos tenta destruir está realidade que é fundamental para a Madeira”, mais ainda por considerar que o CINM “não tem a ver com partidos nem com política. Tem a ver com a riqueza e a sustentabilidade de uma Região que tem no CINM um dos seus principais activos”, sustentou.

Relativamente à produção da cana de açúcar, Nuno Melo elogiou a recuperação feita no Engenho do Porto da Cruz e os prémios pela qualidade do rum agrícola ali profuzido, só possível “porque existe a União Europeia, existe porque o POSEI financia com 2 milhões de euros a produção de perto de 6 toneladas de cana”. Porque a produção já atinge perto das 11 toneladas e há o desejo de elevar a produção até às 15 mil toneladas de cana de açúcar, o candidato do CDS assumiu o compromisso de “hoje mesmo, apresentar um requerimento dirigido à Comissão” propondo “O aumento da dotação do POSEI para a produção de cana das 6 mil toneladas para as 15 mil toneladas”