Madeira

ACIF organiza seminário ‘BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME’

None

Para esclarecer as empresas exportadoras dos possíveis impactos do Brexit, a AICEP, com a colaboração da ACIF-CCIM - Associação Comercial e Industrial do Funchal - Câmara de Comércio e Indústria da Madeira, no âmbito da actividade da Enterprise Europe Network, da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e da Direcção Geral da Actividades Económicas do Ministério da Economia, organiza o seminário ‘BREXIT: Oportunidades e Desafios para as PME’. A iniciativa realiza-se a 30 de Maio, às 9h30, à Rua dos Aranhas 26.

Esta acção conta com a intervenção especializada de representantes da Autoridade Tributária e Aduaneira e da Direcção Geral da Actividades Económicas do Ministério da Economia que vão explicar às empresas os impactos potenciais do Brexit ao nível da exportação de produtos e do comércio de serviços.

Neste seminário vão ser apresentados os resultados do Estudo CIP pela EY-AM&M ‘Brexit: As consequências para a economia e as empresas portuguesas’, estando também prevista a realização de um espaço alargado para debate.

Destaque ainda para a presença do Delegado da AICEP no Reino Unido, Rui Boavista Marques, que vai proporcionar aos participantes uma informação actualizada sobre o estado das negociações Brexit.

As negociações de saída da União Europeia por parte do Reino Unido (BREXIT) prosseguem com um nível de incerteza elevado, apesar de a data prevista para a sua efetivação ter sido novamente adiada até 31 de Outubro de 2019.

O Reino Unido é o 4.º mercado das exportações portuguesas de bens e o 1.º mercado de exportações de serviços, importando analisar os vários cenários estimados para o desenlace das negociações, especialmente no que diz respeito às implicações aduaneiras e pautais, mas também às barreiras não alfandegárias.