Madeira

“Geração de oportunidades” com mais por onde escolher

Clubes europeus duplicaram em quatro anos e são cerca de duas dezenas. Hoje juntaram-se em encontro para partilhar experiências e ficar a par de novas ofertas

O encontro decorre na Casa da Luz.   Foto DR
O encontro decorre na Casa da Luz. Foto DR

Há cerca de duas dezenas de clubes europeus nas escolas da Madeira, um número que duplicou nos últimos quatro anos, uma prova de que os jovens interessam-se cada vez mais por participar e que estes clubes são espaços de participação, destacou o secretário regional da Educação, que destacou à margem da abertura o novo programa que vai permitir aos jovens desenvolverem projectos dentro do país. Para Jorge Carvalho, este aumento de interesse representa por um lado precisamente essa vontade dos alunos de participar e por outro a dinâmica que os professores imprimem na coordenação desses projectos, disponíveis para aquela que chama de geração de oportunidades.

O Encontro Regional de Clubes Europeus, que decorre no auditório do Museu de Electricidade da Madeira – Casa da Luz é um espaço de partilha de experiências e de boas-práticas, sendo igualmente um local para ficar a par das novidades e inovações relativamente aos programas e projectos europeus. Entre as novas está o Corpo Europeu de Solidariedade, que permite agora que os jovens possam participar dentro do seu próprio país. Podem “desenvolver os seus projectos e conhecer o seu próprio território nacional”, frisou o dirigente.

Os clubes europeus, acredita Jorge carvalho, são mais um contributo para a formação dos jovens, para aquisição de novas competências, contribuindo simultaneamente para a divulgação dos princípios e valores subjacentes à criação da União Europeia: a democracia, solidariedade e paz. É a democracia que permite o desenvolvimento dos talentos, disse na abertura Jorge Carvalho, acrescentando perante os alunos que a geração destes terá “grandes responsabilidades” e que é importante que “domine um conjunto de competências e ferramentas que capacite a ter um desempenho capaz, competente, não só do ponto de vista profissional, mas acima de tudo do ponto de vista da cidadania”.

O secretário diz que é uma geração de oportunidades. “Nenhuma outra geração antes de vós teve tantas oportunidades, teve tantas instituições e organizações dedicadas à formação juvenil, tantas pessoas envolvidas também nesses projectos. Por isso, aproveitem as oportunidades, não deixem que a vida passe por vós, antes pelo contrário, agarrem essas oportunidade e façam dessas a vossa vida, na certeza de que tudo o que puderem fazer hoje pela vossa formação será de certeza absoluta um investimento no vosso desempenho futuro”.

No encontro, segundo a organização, participam alunos de 14 estabelecimentos de ensino, representativos dos vários clubes.

O evento integra a Semana Europeia da Juventude.