Madeira

“Celebrar este dia é uma forma de continuar a promover uma cultura de segurança no trabalho”

None

Na abertura da sessão comemorativa do Dia Regional para Segurança e Saúde no Trabalho que decorre no Colégio dos Jesuítas, no Funchal, Rita Andrade, secretária regional da Inclusão e Assuntos Sociais, frisou que este dia que se celebra a 28 de Abril é uma forma de homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, mas também uma forma de sensibilizar para uma cultura de prevenção nos locais de trabalho.

“Este dia é também uma forma de continuar a promover uma cultura de segurança no trabalho”, frisou.

Rita Andrade salientou que é “um dia de homenagem às vítimas de acidentes de trabalho e doenças profissionais, não só na Região e no país, como no resto Mundo”, explicando assim que se celebra a 28 de abril (passado domingo), não só o dia regional, como também o dia nacional e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.

“Para além de um momento de homenagem, este dia é também uma forma de sensibilizar para a importância da prevenção de riscos profissionais, que deve estar sempre presente no dia-a-dia dos trabalhadores, no desempenho das mais diversas funções”, acrescentou.

A governante frisou que a prevenção dos riscos profissionais constitui um factor determinante para a saúde, segurança e qualidade de vida dos trabalhadores, explicando que por sua vez terá implicações directas na produtividade das empresas.

“Quero terminar reforçando que, por todos estes motivos, O governo Regional continuará a ser implacável na observância das regras que visam a defesa e protecção do trabalhador em contexto de trabalho”, concluiu.