Madeira

Auditório do Colégio dos Jesuítas acolhe 16.º Congresso Nacional de Bioética

None

O auditório do Colégio dos Jesuítas, na Universidade da Madeira, acolhe na próxima sexta-feira e sábado, dias 26 e 27 de Abril, o 16.º Congresso Nacional de Bioética. Organizado pela Associação Portuguesa de Bioética (APB), pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pela International Network UNESCO Chair in Bioethics, esta conferência traz à Madeira alguns dos principais peritos da temática da ‘Ética e Integridade Científica’.

A conferência arranca no dia 26 de Abril, pelas 09h00, com uma sessão de abertura que contará com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos e será presidida pelo reitor da Universidade da Madeira, José Carmo.

Segue-se, às 10 horas, uma palestra sobre ‘Research Integrity and Global Science’ proferida por Lex Bouter, Chair da World Conferences on Research Integrity. Na tarde de sexta-feira, destaque para a conferência proferida por António Vaz Carneiro, docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, dedicada à temática da ‘Medicina Baseada na Evidência’.

A manhã de sábado, 27 de Abril, está sobretudo reservada para as comunicações livres do congresso e para o debate em torno das mesmas. Para as 12h30 está agendado o encerramento oficial do Congresso e entrega do prémio de Melhor Poster, numa sessão que conta com a presença do presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo. Durante a tarde desse mesmo dia realiza-se a conferência-satélite do 9.º Fórum Luso-Brasileiro de Bioética.

O evento integra ainda a exposição designada ‘Pontes para a Bioética’ da artista plástica Isabel Saraiva, que estará patente durante toda a duração do congresso.