Mundo

Filha de ex-Presidente assume liderança do Senado no Cazaquistão

None

A filha do ex-Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbaiev, que anunciou na terça-feira a sua renúncia após quase 30 anos no poder, foi hoje eleita para liderar o Senado deste país da Ásia Central, informaram os media estatais.

Dariga Nazarbaieva, de 55 anos, foi eleita pelos senadores para substituir Kassym-Jomart Tokaiev, que vai ocupar a Presidência interina do país até a próxima eleição prevista para abril de 2020, segundo a agência de notícias estatal cazaque Kazinform.

A candidatura de Dariga Nazarbaieva foi apresentada por Kassym-Jomart Tokaiev, horas depois de ter sido empossado, e foi aprovada por unanimidade.

“Antes de mais nada, quero expressar com todo o meu coração a minha profunda gratidão pela confiança que depositaram em mim”, disse Dariga Nazarbaieva após a sua eleição.

A nova líder do Senado acrescentou que está “plenamente consciente do papel do Parlamento na vida política e social do país, especialmente neste momento crucial da sua história”.

Nazarbaieva está envolvida na política do país desde 2003, quando fundou o Partido Asar - agora desaparecido - com o qual ganhou um assento na câmara baixa.

Desde então, ocupou vários cargos: foi presidente de um comité parlamentar, vice-presidente da câmara baixa e até vice-primeira-ministra entre 2015 e 2016.

A 15 de setembro de 2016, passou a ocupar um assento no Senado.

Na terça-feira, Nursultan Nazarbaiev, de 78 anos, anunciou a demissão, após cerca de 30 anos na liderança deste país da Ásia central rico em hidrocarbonetos, mas confrontado com uma crescente contestação social.

O antigo líder vai manter poderes alargados após a renúncia à presidência, devido a uma lei votada em 2018 e ao estatuto de “Pai da Nação”, que lhe garante imunidade judicial e uma função influente.

Nursultan Nazarbaiev assumiu o poder no Cazaquistão em 1989, quando o país ainda mantinha o estatuto de república soviética e na qualidade de primeiro secretário do Partido Comunista, e conservou o poder após a independência, em 1991, na sequência da desagregação da União Soviética.

Com quase três milhões de quilómetros quadrados, mas menos de 20 milhões de habitantes, o Cazaquistão é a maior economia da Ásia central.

No entanto, a economia também foi muito afetada pela queda dos preços do petróleo e os reflexos das sanções ocidentais aplicadas ao vizinho russo, que motivaram designadamente a queda da moeda cazaque.

O Cazaquistão integra a Comunidade de Estados Independentes (CEI), a organização intergovernamental regional de dez repúblicas pós-soviéticas da Eurásia.