Madeira

Ricardo Franco participa nas celebrações de São Nicolau, em Cabo Verde

O convite para esta visita oficial partiu dos Municípios de Terrafal e Ribeira Brava, da Ilha de São Nicolau, em cabo Verde

None

Ricardo Franco, presidente da Câmara Municipal de Machico , acompanhado pelo seu vice-presidente, Nuno Moreira, deslocam-se, esta semana, a Cabo Verde, para participar nas celebrações do patrono da ilha – S. Nicolau - que se assinalam esta sexta-feira, 6 de Dezembro.

Os representantes da autarquia irão participar em vários encontros de trabalho e em visitas institucionais, com vista à preparação de parcerias futuras, inclusive a possibilidade de uma geminação, tendo em conta a “história que une estes concelhos, sobretudo ao nível das pescas, baleação e indústria conserveira, ligadas à ida dos pescadores machiquenses para a ilha de São Nicolau, em Cabo Verde”, refere a autarquia de Machico.

Haverá ainda uma passagem pelo Museu da Pesca em Cabo Verde, recentemente inaugurado, cujo director, Dr. José Cabral, participou nas comemorações do Dia do concelho de Machico de 2018, na qualidade de orador na conferência ‘Pesca e Baleação nas Regiões Ultraperiféricas: Madeira, Cabo Verde e Açores’. A ideia de Ricardo Franco prende-se com a possibilidade de “estabelecer futuras parcerias e projectos na vertente museológica e científica, entre as regiões da Macaronésia e o alargamento da cooperação com a grande vizinhança (Cabo Verde), no âmbito dos programas de cooperação territorial europeia co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)”, refere nota da Câmara Municipal que pretende estreitar os laços que unem estes Municípios, valorizando a história dos pescadores de Machico que foram trabalhar para Cabo Verde, ensinando quer as artes de pesca, quer o trabalho na industria conserveira, que ainda hoje funciona na baleação.

Esta deslocação oficial terá também uma vertente solidária denominada ‘Mala Solidária’, com a entrega de roupas, material didáctico escolar, a diferentes associações e entidades locais.