País

360 ocorrências no continente em menos de 24 horas

None

Trezentas e sessenta ocorrências relacionadas com quedas de árvore, inundações, quedas de estruturas, foram registadas entre as 00:00 e as 20:30 de hoje em Portugal continental devido ao mau tempo, segundo a Proteção Civil.

Neste período, registou-se “360 ocorrências em todo o território continental que empenharam 1.148 operacionais e 469 meios terrestres”, disse à agência Lusa o comandante Rui Laranjeira da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo o comandante Rui Laranjeira, a “esmagadora maioria” das ocorrências está relacionado com quedas de árvores, havendo também algumas inundações, quedas de estruturas e limpezas de via.

Viana do Castelo e Coimbra foram os distritos que registaram o maior número de ocorrências, adiantou Rui Laranjeira.

Neste momento, vigora um alerta laranja para 11 distritos: Aveiro, Porto, Viana do Castelo, Castelo Branco, Lisboa, Vila Real, Braga, Coimbra, Guarda, Setúbal e Viseu.

Sete distritos estão ainda sob alerta amarelo que” coincidem na generalidade com os distritos mais a sul e com o distrito de Bragança”, disse o comandante da Proteção Civil.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) elevou hoje para vermelho o aviso relativo aos distritos do Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Viana do Castelo devido à previsão de chuva forte e persistente a partir de quinta-feira.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil emitiu hoje um aviso à população por causa do agravamento das condições meteorológicas, com precipitação forte e persistente, vento forte nas terras altas e agitação marítima forte em toda a costa.

No aviso à população, a Proteção Civil alerta para a possibilidade de “inundações rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem”, e “inundações por transbordo das linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis”.

Avisa ainda que, tendo em conta as previsões do IPMA, há a possibilidade de inundações de “estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem” e de formação de lençóis de água na estrada, além da queda de ramos de árvores, danos em estruturas montadas ou suspensas.