Madeira

Nuno Neves lidera Ordem dos Enfermeiros na Madeira

Ana Rita Cavaco foi reeleita Bastonária

Nuno Neves venceu na Madeira. Ver Galeria
Nuno Neves venceu na Madeira.

Ana Rita Cavaco foi reeleita bastonária da Ordem dos Enfermeiros, com 68,3% dos votos, e considerou que os enfermeiros mostraram que “são eles que mandam na sua casa”, anunciou o órgão em comunicado.

Na Madeira ganhou Nuno Neves que liderava a lista C. Nuno Neves é enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúriga, nos Serviços de Cardiologia e Cirurgia Cardio-torácida do SESARAM. É também o actual presidente do Conselho Directivo Regional em exercício na Ordem dos Enfermeiros - Madeira. Tem 37 anos e 15 anos de experiência profissional e e, recentemente, assumiu o cargo de presidente do Conselho Directivo Regional, após a saída de Élvio Jesus.

Nuno Neves venceu com quase 70% dos votos, levando a melhor sobre a lista A que obteve quase 30% dos votos. Na Madeira votaram 1.563 dos 2.285 enfermeiros inscritos, ou seja, a taxa de abstenção foi de 31,6%.

O vencedor já agradeceu a vitória. “Obrigado pela confiança, pelo desafio, pela responsabilidade e pela oportunidade... Acredito muito no projecto e na equipa agora eleita. Em cooperação com todos, faremos o nosso melhor na representação e defesa da profissão e da saúde dos cidadãos”, escreveu no seu Facebook.

Em entrevista ao DIÁRIO, publicada a 14 de Outubro, que pode reler no PDF que aqui reproduzimos, assumiu tudo fazer para ter “uma Ordem próxima dos enfermeiros”.

“A maior votação de sempre”

Segundo a Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco foi reeleita com “a maior votação de sempre” em actos eleitorais do órgão, “triplicando o número de votantes em relação às últimas eleições”, em 2015.

“Esta é uma vitória dos enfermeiros. Com esta votação, os enfermeiros quiseram mostrar que são eles que mandam na sua casa e que não fogem às suas responsabilidades”, disse Ana Rita Cavaco, citada no comunicado.

A Ordem dos Enfermeiros explica que dos 70.588 enfermeiros aptos a votar, exerceram o voto 27.692, dos quais 18.930 escolheram a lista de Ana Rita Cavaco.

A actual bastonária, agora reeleita, tinha conseguido 4.509 votos nas eleições de 2015.

“É por eles [enfermeiros] e pelo país que continuamos aqui. Para trás nunca mais”, afirmou Ana Rita Cavaco.

A Ordem dos Enfermeiros realça ainda que os resultados mostram uma participação de 39% dos enfermeiros no ato eleitoral, referindo que é a “maior de sempre”.

A actual bastonária, Ana Rita Cavaco, recandidatou-se ao cargo, encabeçando a lista A, com o lema “Orgulhosamente com os Enfermeiros”.

Pela lista B, com o lema “Enfermagem -- A Causa Maior”, foi candidato a bastonário o enfermeiro Belmiro Pereira Rocha.

Segundo os cadernos eleitorais publicados no ‘site’ da Ordem dos Enfermeiros, existiam quatro listas que apresentaram candidaturas, duas com candidaturas a bastonários e às várias secções regionais, enquanto outras duas são apenas dirigidas a órgãos regionais, uma da Região Autónoma dos Açores e outra da Madeira.