Casos do dia

PSP alerta para aumento de casos de burla através do ‘MB WAY’

Burlões aproveitam-se de ‘vítimas’ que não saiba utilizar a aplicação, a fim de conseguirem acesso às contas bancárias

None

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está a alertar todos os utilizadores da aplicação ‘MB Way’ para o aumento de casos de burla relacionados com este método de pagamento.

De acordo com as autoridades, existem 99 registos referentes a burlas deste género em 2018, no Sistema Estratégico de Informação da PSP. Em 2019, até dia 31 de Maio, já existiam 135 registos.

O Departamento de Investigação Criminal da PSP já conseguiu identificar o ‘modus operandi’ destes burlões, que recorrem quase sempre ao mesmo método. Os burlões aproveitam anúncios que as vítimas colocam online para venda de objetos em sites dedicados a este tipo de comércio (OLX, CustoJusto, entre outros). Posteriormente, são contactados telefonicamente por supostos compradores – os burlões, que mostram interesse naquela compra. Na sequência desse contacto, os burlões convencem as vítimas a dirigirem-se a um ATM para, supostamente, efectuarem o pagamento do objecto via MB WAY. Quando conseguem enganar a vítima, aproveitam o desconhecimento que a vítima possui sobre a aplicação MB WAY e, através de indicações enganosas sobre os procedimentos a adoptarem, conseguem aceder à conta bancária da vítima e fazer vários levantamentos e compras de forma ilegítima.

“A vítima, é, assim, levada a introduzir no ATM o número de telemóvel do suspeito e o fornecimento do respectivo código, associando-o ao seu cartão de Multibanco, convencida de que são os procedimentos próprios para receber o pagamento através do MB WAY, acabando por cair na armadilha”, refere a PSP.

A PSP recomenda:

1. Se não compreende o funcionamento da aplicação MB WAY, recuse o pagamento por esta via;

2. Em caso de dúvida, solicite informação ao seu Banco sobre o funcionamento do MB WAY antes de o utilizar;

3. Tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;

4. Tente receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária;

5. Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB WAY.

Mais Casos

A carregar...

Não existe mais conteúdo

Carregar mais notícias

Erro ao carregar mais conteúdo