Mundo

UE financia ajuda humanitária ao Sudão com 55 milhões de euros

None

A Comissão Europeia anunciou hoje que mobilizou uma verba de 55 milhões de euros para ajuda humanitária a oito milhões de pessoas no Sudão, onde 6,3 milhões estão em situação de fome.

Segundo um comunicado, os 55 milhões de euros destinam-se principalmente a fazer chegar ajuda alimentar e nutricional aos mais vulneráveis - nomeadamente grávidas e crianças até aos cinco anos - que não conseguem preencher as suas necessidades, estimando Bruxelas que 6,3 milhões de pessoas estejam nessa situação e que uma em cada seis crianças sofre de subnutrição grave.

Paralelamente, a União Europeia (UE) saúda o anúncio do Governo de transição no país de tencionar facilitar a distribuição da ajuda humanitária.

Além de comida, a ajuda da UE destina-se ainda à distribuição de cuidados médicos, nomeadamente meios para fazer face a um surto de cólera que atingiu algumas partes do país.

Os deslocados e as comunidades de acolhimento, bem como as necessidades educativas de crianças que vivem em zona de crise estão também incluídos no envelope financeiro hoje aprovado.

Desde 2011, a UE atribuiu mais de 518 milhões de euros à ajuda humanitária no Sudão, que é distribuída no terreno através de organizações cuja ação é monitorizada.