Mundo

Ministro de Bolsonaro diz que o Presidente é “vítima” de tentativa de desgaste

None

O ministro da Casa Civil brasileiro, Onyx Lorenzoni, afirmou hoje que o Presidente, Jair Bolsonaro, é “vítima” de uma tentativa de desgaste devido às investigações sobre o ex-assessor do seu filho.

“Esse é um caso circunscrito a um funcionário da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Eu acho que existe um grande esforço no sentido de desgastar o Presidente Bolsonaro. O que é que o Presidente tem a ver com essas questões?”, questinou Onyx, citado pelo jornal Estadão, referindo-se à suspensão das investigações sobre movimentações financeiras atípicas na conta de Fabrício Queiroz, antigo assessor de Flávio Bolsonaro, filho do chefe de Estado brasileiro.

A investigação criminal estava a ser feita pelo Ministério Público Federal do estado do Rio de Janeiro (MPF-RJ) e foi suspensa por decisão provisória tomada pelo juiz Luiz Fux, que é vice-presidente do Supremo Tribunal Federal.

O MPF-RJ informou, em comunicado, que a suspensão foi determinada “até que o relator da reclamação se pronuncie” e que o caso continua em segredo de justiça.

Para Onyx, Bolsonaro é apenas uma vítima em todo o processo, afirmando que o Governo que tomou posse no dia 01 de janeiro não irá sair prejudicado.

“Acho que temos de aguardar a manifestação da Justiça e o Presidente tem absoluta tranquilidade, serenidade em relação a isso. E por mais que alguns veículos e alguns setores da sociedade brasileira forcem a situação, o Governo não vai perder o seu rumo”, declarou o responsável pela pasta da Casa Civil, segundo o Estadão.

As investigações contra Fabricio Queiróz começaram após um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ter apontado movimentações financeiras atípicas no valor de 1,2 milhões de reais (280 mil euros) na sua conta bancária.

O relatório indica que o ex-assessor recebeu diversas transferências e depósitos feitos por oito funcionários do gabinete parlamentar de Flávio Bolsonaro na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

Foi também descoberta uma transferência de Queiróz no valor de 24 mil reais (5,6 mil euros) para a conta de Michelle Bolsonaro, mulher do Presidente brasileiro.