Mundo

Retomadas buscas para encontrar segundo ocupante de avioneta que caiu no País Basco

None

As buscas para encontrar o segundo ocupante da avioneta que se despenhou na quarta-feira no Monte Ernio, no País Basco, foram retomadas hoje às 08h30 locais (07h30 hora de Lisboa), segundo o departamento de segurança.

O avião, um Piper, tinha saído do aeródromo de Tires, em Cascais, e voava em direcção ao aeródromo de Hondarribia,em Espanha, com dois tripulantes a bordo, quando foi perdido o contacto.

O aeródromo de Errezil tinha sido avisado de uma explosão no monte Ernio, pouco antes das 14 horas (13 horas em Lisboa).

O responsável pela coordenação de emergência lançou uma operação de busca imediata com unidades terrestres da Ertzaintza e bombeiros e um helicóptero, cujo trabalho acabou por ficar limitado devido ao nevoeiro.

As unidades de resgate da polícia e dos bombeiros bascos localizaram às 15:45 (14:45 em Lisboa) os restos do avião, recuperando o corpo de um dos tripulantes (cuja identidade ainda não foi revelada pelas autoridades).

Cerca das 18h15 (17h15 em Lisboa), as equipas de resgate foram forçadas a interromper as buscas devido à fraca visibilidade.

Uma fonte aeronáutica portuguesa disse à Lusa na quarta-feira que a avioneta é de matrícula inglesa e levava dois ocupantes.

Segundo a mesma fonte, os ocupantes da aeronave -- de quatro lugares - “são de nacionalidade estrangeira, possivelmente inglesa”.