Madeira

Mais um Posto Florestal requalificado

Miguel Albuquerque, visita, amanhã, pelas 13h30, as obras de requalificação do posto florestal do Poiso

Este projecto de requalificação de vários postos florestais do Governo Regional tem o custo global de 1,65 milhões de euros.
Este projecto de requalificação de vários postos florestais do Governo Regional tem o custo global de 1,65 milhões de euros.

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, visita, amanhã, pelas 13h30, as obras de requalificação do posto florestal do Poiso, orçadas em 281.299,62 euros.

Este projecto insere-se num projecto de requalificação de vários postos florestais, iniciado por este Governo Regional, com custo global de 1,65 milhões de euros.

Efectivamente, os Postos Florestais e Torres de Vigilância ao serviço do Corpo de Polícia Florestal estão a ser submetidos a obras, visando a melhoria das condições de trabalho e o reforço da eficácia na prevenção, vigilância e detecção de incêndios florestais.

Este Posto Florestal agora requalificado, pela sua área envolvente e localização, é um dos postos mais importantes da RAM, mas encontrava-se degradado.

A intervenção incidiu na melhoria das condições de habitabilidade e comodidade, nomeadamente substituição e reforço da cobertura, isolamento térmico e acústico, substituição das redes de água e esgotos e colocação de novos equipamentos sanitários, remodelação de toda a rede eléctrica e de telecomunicações e recuperação e substituição de portas, janelas e dos pavimentos interiores das zonas de serviço e de estar.

Refira-se ainda que as águas quentes instaladas provêm de um sistema de aquecimento a lenha, constituindo uma aposta na eficiência energética.

Foi igualmente recuperada e ampliada uma estrutura anexa, de apoio à actividade dos assistentes operacionais do IFCN que executam trabalhos silvícolas de limpeza e de prevenção a incêndios florestais ao longo de todo o ano na área.

O anexo agora recuperado poderá ainda ser utilizado no apoio a actividades desportivas e lúdicas, como é o caso dos “trails”.

Com este investimento, o Governo Regional recupera o património existente e garante melhores condições de trabalho aos seus funcionários, com proveitos para a floresta, que ganha maior eficiência na sua vigilância e fiscalização.