5 Sentidos

Galeria dos Prazeres recebe apresentação do livro ‘Levantamento Cromático’

None

No dia 12 de Julho, pelas 19 horas, na Galeria dos Prazeres, é apresentado o livro ‘Levantamento Cromático’ do artista Miguel Ângelo Martins, que irá contar com a presença do presidente da Câmara Municipal da Calheta, Carlos Teles, do coordenador da Quinta Pedagógica dos Prazeres, padre Rui Sousa, e dos autores dos textos incluídos no livro: Isabel Santa Clara, Martinho Mendes, Emanuel Gaspar, Teresa Jardim e Hugo Olim.

‘Levantamento Cromático’ é um projecto pictórico de Miguel Ângelo Martins realizado nos Prazeres, Ilha da Madeira, no Verão de 2015. Consistiu na elaboração e catalogação ‘in situ’ da cor local aplicada nas fachadas das casas, tendo a pintura sido experimentada simultaneamente como matéria, acção e, sobretudo, princípio orientador do olhar.

Um trabalho de campo que ganha uma vertente antropológica já que se debruça sobre a paisagem humanizada contemporânea da freguesia. A reflexão sobre a pintura e sobre a paisagem actual fez-se com a ligação ao meio, rural, neste caso, e com a participação dos seus habitantes.

O projecto funcionou ainda como um convite à reflexão acerca da ocupação do território, das tipologias das habitações e do património arquitectónico dos Prazeres, muito dele abandonado ou em decadência.

Na cerimónia será apresentado o vídeo sobre a exposição de Miguel Ângelo Martins, na Galeria dos Prazeres, que deu origem ao livro ‘Levantamento Cromático’.