Mundo

Ex-ministro venezuelano apela a greve-geral de protesto contra o Governo

None

O ex-ministro de Alimentação da Venezuela, o major-general Herbert Garcia Plaza, apelou hoje à população que realize uma greve geral contra o Governo do Presidente Nicolás Maduro, o qual responsabiliza pela crise no país.

“Ou nos pomos de acordo para a saída deste Governo, convocando uma greve geral num país que já está praticamente paralisado e ocorrem mais de trinta protestos diários por diversos motivos”, ou continuar-se-á a “suportar abusos”, escreveu na sua conta do Twitter.

Segundo Herber Garcia Plaza os venezuelanos devem manifestar-se “com um objectivo específico” que é o afastamento de Nicolás Maduro.

Entre 2010 e 2012 Herber Garcia Plaza desempenhou o cargo de vice-ministro de serviços do Ministério da Defesa, um cargo no qual administrou os serviços de saúde, armas e explosivos, manutenção e alistamento militar.

Em 2013, por instruções do Presidente Nicolás Maudro, passou a dirigir o Órgão Superior para a Defesa popular da Economia e depois foi designado ministro do Poder Popular para o Transporte Aquático e Aéreo da Venezuela.

Em 2014 assumiu, durante quatro meses as funções de ministro de Alimentação.

Enquanto vice-ministro de Serviços do Ministério do Poder Popular para a Defesa, foi responsável, segundo a imprensa venezuelana, pela assinatura de acordos com empresas da China.

Em 2015 foi afastado do governo sob a acusação de irregularidades na compra de três barcos pela empresa estatal Bolivariana de Portos.