Madeira

Cinco projectos do M-ITI arrecadam um milhão de euros

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Na sequência da candidatura ao concurso de Projectos I&D em todos os domínios científicos da FCT de 2017, o M-ITI foi bem sucedido tendo arrecadado um valor global de sensivelmente um milhão de euros, dos cerca de 375 milhões de euros disponíveis, valor distribuído pelos cinco projectos aprovados e executados nos próximos três anos.

Quando comparado com o último concurso em 2014, o financiamento havia sido três vezes inferior ao montante global de 2017. Neste concurso houve 4593 candidaturas submetidas, sendo que 3304 candidaturas foram consideradas elegíveis e das quais apenas 1618 projectos das várias áreas do conhecimento receberão financiamento.

Os cinco projectos aprovados são de diversas áreas, tais como o turismo, educação, energia e medicina. Um deles, denominado Largescale, cujo responsável é o Professor Nuno Nunes, em colaboração com Marko Radeta, irá investigar a mobilidade e aderência dos turistas e dos locais, propondo a criação de Dispositivos de Realidade Aumentada Baseada na Localização, os quais serão usados para a exploração da cultura, artesanato e pontos de interesse.

Já o projecto Redema, proposto pelo Professor James Auger e o Professor Julian Hanna, irá aproveitar o contexto único fornecido pela ilha da Madeira, utilizando uma abordagem de design especulativo para explorar novos cenários de infraestruturas e interacções energéticas com o objectivo de ultrapassar as conhecidas limitações das iniciativas de redes inteligentes.

Na área da medicina, foram aprovados dois os projectos de neuroreabilitação. O Professor Sergi Bermúdez i Badia e a Professora Mónica Cameirão, com o projecto NeuroaugVR, pretendem desenvolver um sistema de reabilitação novo e mais inclusivo com o uso de novas TIC, a fim de superar as actuais limitações dos pacientes que sofreram de AVC.

O Professor Eduardo Fermé, propõe-se a aperfeiçoar a ferramenta web de reabilitação gratuita para pacientes de AVC (Task Generator) através de dois módulos de inteligência artificial (revisão de crenças e aprendizagem), gamificação e capacidades de monitorização remota, para que os Profissionais de Saúde possam fornecer uma terapia de reabilitação cognitiva personalizada em casa do paciente, no âmbito do projecto BRaNT.

Por último, o projecto Field Guide (Guia de Campo) visa estabelecer uma melhoria nos níveis de literacia científica da conservação e ambiental, entre crianças e jovens residentes no arquipélago dos Açores, região de Portugal com um dos mais baixos índices escolares, o qual está a cargo de Sónia Matos e da Professora Simone Ashby.