Madeira

Avaliação bancária da habitação na Madeira está 10% acima da média

A região é a terceira do país no que toca aos preços das avaliações para a concessão de crédito

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

De acordo com o Índice do valor médio de avaliação bancária, em Maio, o Algarve, a Área Metropolitana de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira apresentaram valores de avaliação superiores à média nacional (26%,

21% e 10% acima ao registado para o País, respectivamente), enquanto a região do Alto Alentejo foi aquela que apresentou o valor mais baixo em relação à média nacional (-31%).

Esta é uma das principais conclusões a ter em conta de mais um Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação, divulgado esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, que no geral aponta para que o valor da habitação tenha subido no mês passado para 1.176 euros por metro quadrado, 5 euros superior ao observado no mês precedente. Este valor representa um aumento de 0,4% relativamente a Abril e de 5,9% face ao mesmo mês do ano anterior, salienta o INE.

Para a Madeira, a avaliação por metro quadrado de habitação já vai nos 1.293 euros/m2, o valor mais alto destes cinco meses e o terceiro mais alto no espaço de 13 meses (desde Maio de 2017). No mês passado, o valor situava-se 71 euros/m2 acima do que ocorrera no período homólogo, mas apenas mais um euro/m2 do que em Abril de 2018.

A avaliação por metro quadro dos apartamentos, com 1.352 euros (mais 7 euros face a Abril), continua a ser superior às moradias, com 1.230 euros (menos 5 euros face a Abril), diferença actual fixada em 122 euros/m2.