Madeira

Secretaria da Educação promove amanhã III Concurso ‘Eu Represento a Minha História...’

None

A Secretaria Regional de Educação promove amanhã, 16 de Maio, o III Concurso ‘Eu represento a minha história...’ através do Projecto História da Madeira, da Direcção Regional de Educação.

Este concurso, cujo objectivo principal é promover a valorização e o conhecimento da História e Cultura Regionais, realiza-se entre as 9h30 e as 13 horas, na Escola Profissional Dr. Francisco Fernandes, através de diferentes modalidades, desde música, dança, teatro e vídeo, e é direccionado a alunos dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário da Região Autónoma da Madeira. Neste ano lectivo serão apresentados trabalhos que envolveram cerca de 200 alunos e de 30 professores.

A temática subjacente ao Concurso visa um estudo mais efectivo dos temas da História Regional e Local e pretende estimular um olhar diferente, um olhar dos alunos, sobre as temáticas regionais, sendo que, no presente ano lectivo, o tema aglutinador incide na efeméride das comemorações dos 600 anos da descoberta das ilhas da Madeira e do Porto Santo.

Os trabalhos apresentados são originais e contam com a colaboração de, pelo menos, um professor responsável, que orientou o seu grupo e procurou envolver os alunos numa dinâmica de valorização e reconhecimento da identidade local como uma herança cultural que deve ser preservada. Pretende-se assim, desafiar e envolver os discentes num processo de aprendizagem, que consolide as temáticas seleccionadas por eles e que fazem parte das suas raízes culturais.

O júri do Concurso será constituído por representantes das áreas da educação e da cultura, que terá de distinguir os trabalhos premiados nos diferentes níveis de ensino.

Para finalizar, refira-se as escolas participantes neste III Concurso: Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-escolar (EB1/PE) do Campanário, EB1/PE de São Filipe, EB1/PE Ribeiro da Alforra, Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar e Creche (EB1/PE/C) de Santo António da Serra, EB1/PE/C de Água de Pena, Colégio dos Salesianos Funchal, Escola Básica e Secundária (EBS) de Santa Cruz, EBS Padre Manuel Álvares, EBS Gonçalves Zarco, EBS Dr. Ângelo Augusto da Silva, Escola da APEL e EBS Prof. Dr. Francisco de Freitas Branco.