Madeira

Nuvens e aguaceiros nos próximos três dias

None

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas a partir do meio da manhã, nas zonas montanhosas e nas vertentes sul da ilha da Madeira. Esta é a principal previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a Região onde há ainda a possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e nas zonas montanhosas até ao início da manhã. O vento será moderado a forte (25 a 40 km/h) predominando de nordeste.

No Funchal, o céu terá períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente pouco nublado a partir do meio da manhã.

Na sexta-feira, o IPMA prevê céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado nas vertentes sul da ilha da Madeira.Há possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos nas

vertentes norte e nas zonas montanhosas a partir do final da tarde e o vento será moderado (25 a 35 km/h) predominando de nordeste.

No sábado, o céu surgirá com nebulosidade, apresentando-se temporariamente muito nublado até ao início da manhã.

Aguaceiros, em geral fracos, mais frequentes nas vertentes norte e nas zonas montanhosas e até ao início da manhã; vento moderado a forte (25 a 40 km/h) do quadrante norte e pequena descida da temperatura máxima em especial nas vertentes norte e nas zonas montanhosas são outras nuances meteorológicas.

Chuva e descida até oito graus da temperatura máxima no continente

No continente, a chuva vai regressar a partir de hoje, prevendo-se também uma descida entre cinco e sete/oito graus Celsius da temperatura máxima, disse à Lusa a meteorologista Maria João Frada.

“Para hoje esperamos já uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões do Interior Norte e Centro e amanhã [sexta-feira] essa descida vai estender-se a todo o território. Estas descidas podem ser muito significativas, a variar entre os cinco e os sete/oito graus”, afirmou a especialista do IPMA.

De acordo com Maria João Frada, no fim de semana as temperaturas máximas não vão ultrapassar os 17/18 graus e nas regiões do Interior Norte e Centro serão da ordem dos 10 a 15 graus.

“São descidas significativas relativamente ao que temos tido até agora, ou seja, dias agradáveis. Nos próximos dias vai voltar o frio”, disse.

O IPMA prevê para hoje em Portugal continental céu pouco nublado ou limpo, no entanto durante a tarde vai haver alguma nebulosidade nas regiões do interior, onde há condições favoráveis a aguaceiros e trovoadas, e na costa sul do Algarve poderá haver um aumento da nebulosidade durante a manhã.

“Para sexta-feira prevê-se alguma precipitação fraca até ao final da manhã no Litoral Norte e Centro, que não deverá chegar às regiões do Interior Norte e Centro e região Sul, mas vai haver aumento de nebulosidade generalizado a todo o território”, indicou a meteorologista.

Segundo Maria João Frada, para sábado e domingo prevê-se a ocorrência de aguaceiros um pouco por todo o território, eventualmente acompanhado por trovoada.

“É um tempo de primavera, mas com nebulosidade e ocorrência de chuva principalmente sábado e domingo, e descida da temperatura”, disse.

De acordo com a meteorologista do IPMA, não estão previstas, para já, quaisquer alterações para o início da próxima semana.