5 Sentidos

Documentário de Wim Wenders sobre o papa Francisco estreia em Maio

‘Papa Francisco -- Um Homem do Seu Mundo’ é uma coprodução assumida com o Vaticano. FOTO Reuters
‘Papa Francisco -- Um Homem do Seu Mundo’ é uma coprodução assumida com o Vaticano. FOTO Reuters

Um documentário sobre o papa Francisco, escrito e realizado por Wim Wenders, será lançado em Maio, nos Estados Unidos, revelou hoje a produtora Focus Feature, sublinhando que o filme resulta de uma parceria com o Vaticano.

O filme é uma coprodução assumida com o Vaticano, o que proporcionou ao autor de ‘As asas do Desejo’ um acesso privilegiado ao chefe da igreja católica. É a segunda vez que o Vaticano colabora com cineastas externos, mas é a primeira que concede o acesso directo a um papa.

Intitulado ‘Pope Francis -- A Man of His World’ (’Papa Francisco -- Um Homem do Seu Mundo’, em português) o documentário mostra o papa Francisco a responder a questões de índole variada, discorrendo sobre assuntos de actualidade, nomeadamente sobre imigração, consumismo, ambiente e justiça social.

Os produtores descrevem o documentário como “um filme histórico de não-ficção”, em que o pontífice de 81 anos será mostrado viajando pelo mundo, falando nas Nações Unidas e no Congresso dos Estados Unidos e no memorial de Yad Vashem, em Jerusalém, dedicado à memória do Holocausto.

O papa aparece também em diálogo com prisioneiros e refugiados em campos do Mediterrâneo, na Palestina e na América latina.

“Os conceitos visuais e narrativos directos em frente à câmara colocam a audiência cara a cara com o papa, criando um diálogo entre ele e, literalmente, o mundo”, referem em comunicado os produtores.