Madeira

O Professor do Século XXI em debate na UMa

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“Ensinar e aprender é um acto de coragem”. Esta foi uma das ideias principais que Nuno Fraga, do Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira, deixou esta segunda-feira durante a sessão de abertura da II Conferência Internacional de Educação Comparada: “O Professor do século XXI em Perspectiva Comparada: transformações e desafios para a construção de sociedades sustentáveis”.

As conferências prolongam-se por três dias, divididas em quatro painéis, que pretendem abordar o papel dos professores na era da tecnologia.

A Revolução Tecnológica foi, aliás, um dos temas chave do Presidente do Governo Regional que também discursou no arranque do evento. Miguel Albuquerque sublinhou a importância das novas tecnologias, mas não deixou de alertar para o que podem por em causa: “As aptidões técnicas têm o seu reverso (...) Há um grande avanço técnico, mas continuaremos a ter problemas para a humanidade se governar a si própria”. Miguel Albuquerque falou ainda sobre o caminho que a Universidade da Madeira tem calcorreado, não só no país, mas no mundo, e sobretudo na investigação: “Esta universidade é uma instituição, um alicerce da Madeira e daquilo que é o futuro da Madeira”.

O Presidente do Governo Regional alertou também para a imprevisibilidade das sociedades actuais: “As pessoas acham que a democracia está consolidada mas não é assim. E a Universidade é, e deve continuar a ser, um baluarte cultural e cívico”.

Jorge Carvalho, secretário Regional da Educação, José Carmo, reitor da Universidade da Madeira, e António Teodoro, da Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, também marcaram presença esta segunda-feira, , no Colégio dos Jesuítas

A II Conferência Internacional de Educação Comparada é organizada pela Secção de Educação Comparada da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), em parceria com o Centro de Investigação em Educação da Universidade da Madeira (CIE-UMa) e com a Secretaria Regional de Educação (SRE), através da Direção Regional de Educação (DRE).