Madeira

CDU quer um levantamento das condições de segurança contra incêndios dos equipamentos públicos no Funchal

None

A iniciativa foi anunciada pelo vereador da CDU, na CMF, que se revela preocupado com as condições de segurança dos equipamentos públicos na cidade e, por isso, vai propor que seja feito um levantamento das condições actuais.

Em nota à comunicação social, a CDU recorda que “nos incêndios de 2016 o hospital de João de Almada teve que ser evacuado. Volvido um ano, verifica-se que as áreas ardidas não foram limpas e o mato voltou a crescer”.

“Este é um mau exemplo do comportamento das entidades públicas. No âmbito da preparação, para enfrentar o período crítico de incêndios e com vista a minorar o risco impõem-se medidas de prevenção de defesa dos equipamentos públicos fundamentais para a cidade: Unidades de saúde, centros de idosos e reformados, bairros sociais, escolas e creches entre outros, devem ser objecto de levantamento onde para além da verificação do plano de salvaguarda e de emergência, tem que ser avaliado os riscos da envolvência.”

“Não é admissível que equipamentos sociais possam ficar ameaçados pela falta de limpeza dos terrenos na envolvência onde predominem as espécies exóticas e infestantes, o mato e o lixo que potenciem a possibilidade de incêndios e a sua propagação.”

A proposta da CDU será apresentada na reunião de Câmara desta semana. “Não podemos esperar mais um desastre para tomar medidas. Os incêndios de 2010, 2013 e os últimos de 2016 não podem voltar a repetir-se.”