Artigos

Dia Europeu da Música

Na quarta-feira passada, foi marcado, um pouco a leste de Portugal, o World Music Day, que em Portugal até chama-se (mas passa despercebido) o Dia Europeu da Música. Tendo-se celebrado o primeiro Dia Europeu da Música em 1982 em França, sob o título “Festa da Música” (Fête de la Musique) e por iniciativa do então ministro francês da cultura, Jack Lang, com o objetivo de trazer a música e os músicos para a rua, já em 1983 reuniram-se 200.000 músicos, e desde então a iniciativa tem sempre crescido. O dia escolhido foi o dia do solstício de verão, 21 de junho. Em 2015 realizaram-se mais de mil concertos com mais de 15 mil músicos, só na Europa. Pois, mais de 700 cidades em 120 países, entre eles China, Índia, Austrália, Peru, Brasil, Equador, México, Canadá, os Estados Unidos e Japão, já festejam o dia em que músicos amadores e profissionais atuam na rua sob o lema “Que se faça música!” e oferecem a música à população, sobretudo em espaços abertos: ruas, parques, jardins, estádios e estações e, na grande maioria dos casos, de modo totalmente gratuito.

Derivado de uma ideia do músico americano Joel Cohen, ainda em 1976, de celebrar o dia de solstício com música, esse dia serve para partilhar o que, para muitos, é um elemento essencial na sua vida. Foi depois do ano de 1985, celebrado como o Ano Europeu da Música, que vários países europeus aderiram à celebração nessa data. Em 1997, foi assinada a Carta de Budapeste através da qual os organizadores e coordenadores da iniciativa em vários países estabeleceram os objetivos comuns e convidaram os países fora do continente europeu para aderirem.

Já o Dia Internacional (Mundial) da Música, organizado pelo Conselho Internacional de Música, é mais reconhecido, mas não tem uma tradição muito maior: o primeiro foi celebrado a 1 de outubro de 1975, e por iniciativa do célebre músico, o violinista Yehudi Menuhin. O objetivo deste dia é sobretudo o de implementação dos ideais da UNESCO, paz e amizade entre os povos, troca de experiências e apreciação mútua de valores estéticos.

E ainda, no dia 22 de novembro, festeja-se o Dia de Santa Cecília, padroeira da música sacra, dos músicos e dos poetas.

Mas não sejamos surpreendidos que, além destes, já existem também dias mundiais dos pianistas, violinistas, saxofonistas, percussionistas...

Afinal, que dia é que passamos sem a música? É uma arte (quando É arte) que nos toca a todos e cujo único sujeito é o Infinito, como ainda dizia E. T. A. Hoffmann. E merece ser celebrada todos os dias e todos os anos. Talvez, para o ano, podemos dar a nossa contribuição aqui, para nos juntarmos ao Dia Europeu da Música e partilharmos em comunhão e alegria os seus frutos espirituais.