Madeira

PS-Câmara de Lobos lamenta que autarquia não acolha as suas ideias referentes à educação

None

Com a aprovação em Assembleia Municipal da nova regulamentação para atribuição de bolsas de estudo, o PS sai em defesa dos estudantes. O partido explica a sua posição afirmando que o município ficou aquém das suas responsabilidades na área da educação.

Amândio Silva, vereador pelo PS, disse que “como foi do conhecimento público, o PS apresentou diversas propostas de alteração relativamente a esta matéria, que versava sobretudo numa majoração de 50% da bolsa para os estudantes que estavam fora da região, nomeadamente no continente e nos Açores, como também apresentou a possibilidade de subsidiar três passagens aéreas, de modo a que os estudantes em pleno ano lectivo pudessem ter forma de chegar às suas famílias”.

Contudo, segundo os socialistas, a autarquia reprovou estas propostas.

O vereador afirmou que a Câmara Municipal não apoiou “nem um cêntimo relativamente a esta matéria”, uma situação que ocorreu nos últimos anos, dando conta de que se trata de uma altura de austeridade para as famílias, com impacto significativo para as mesmas. Amândio Silva assumiu mesmo que a Câmara Municipal demitiu-se das suas responsabilidades, uma vez que não apoiou as famílias, bem como os estudantes.

Amândio Silva disse que a proposta do PS ia ao encontro das expectativas das famílias e dos estudantes, desonerando o orçamento familiar e, por seu turno, lembrou os casos dos “ estudantes que abandonaram a questão do ensino”.

“O candidato do PS finalizou a conferência de imprensa dizendo que é preciso fazer estradas, veredas e caminhos, mas também é muito importante fazer estradas do saber, da educação, como também do conhecimento e que nesse sentido a Câmara Municipal ficou aquém da sua responsabilidade”, conclui comunicado à imprensa.